Retomada do turismo de Petrópolis é dever do Governo

Retomada do turismo de Petrópolis é dever do Governo

Por Cláudio Magnavita*

O que ocorreu com Petrópolis tem tido um reflexo muito negativo no setor do turismo. A hotelaria, mesmo das áreas que não foram afetadas, está sofrendo com a falta de hóspedes. O mesmo cenário ocorre nos equipamentos de lazer, como restaurantes e atrações turísticas.

No fim de semana passado (12 e 13) Itaipava estava vazia. Restaurantes com mesas vagas e garçons esperando a chegada dos clientes. A cidade está voltando ao seu normal, com equipamentos reabrindo, como a Casa Santos Dumont. O maior ato de cidadania e solidariedade é visitar Petrópolis. Esta fobia pós tragédia deve ser combatida, com veemência. É  dever das autoridades retomar o movimento turístico.

O Estado do Rio de Janeiro participa, esta semana, da Feira de Turismo de Lisboa, mercado historicamente ligado às raízes de Petrópolis. Quais ações serão realizadas no estande próprio, para valorizar a cidade? Quantos empresários petropolitanos foram chamados para participar? Haverá material específico da cidade?

No fim de março, será realizado a EXPO RIO TURISMO, um salão de turismo realizado em parceria com a Fecomércio RJ. Que espaço será dado para o turismo petropolitano? O #AbracePetrópolis estará em toda a feira? Da verba de R$ 1,2 milhão gastos pela Fecomércio, exclusivamente com as organizações Globo, quanto será destinado para sensibilizar o carioca a visitar a Cidade Imperial?

Apesar de ser realizada de forma açodada, o Expo Rio Turismo está sendo planejado no pós tragédia. Por que não usar o evento para colocar Petrópolis no protagonismo do turismo fluminense?

A secretária de turismo de Petrópolis tomou um chá de sumiço. Está calada em todos os grupos de whatsapp que participa. Não dá um pio. Silêncio mortal (sem trocadilhos) após o Prefeito Rubens Bomtempo pedir aos turistas que não venham para os hotéis e pousadas do Centro Histórico. Não está na hora do alcaide usar as redes para fazer o contrário e  convidar os turistas a retornar?

Com a palavra o Secretário Tutuca, o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, o Prefeito Rubens Bomtempo e, quiçá, a Fecomércio RJ.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã