Por:

Lei trará explosão industrial na Serra Fluminense

Lei trará explosão industrial na Serra Fluminense  

Por Cláudio Magnavita*

Petrópolis acaba de receber a mais concreta ajuda de toda a sua história. Não se trata de assistencialismo, mas de um mecanismo que criará a base para um crescimento sustentável e transformará o município. A sua inclusão na Lei n° 5636/2022 permitirá a toda atividade industrial instalada na cidade reduzir o ICMS de 18% para 2% e promoverá a sua transformação em um robusto pólo industrial. A referência a Petrópolis é decorrente das duas catástrofes que sofreu em pouco mais de 30 dias. O cenário de terra arrasada precisava de um alento e um fator de desenvolvimento.

A ideia é o maior legado de um ex-prefeito da região, Vinicius Farah, que, na condição de secretário de Estado, levou a sério o desenvolvimento econômico que batiza a sua pasta. Como deputado federal e como secretário do Governador Cláudio Castro, ele estadualizou a forma de sucesso das suas duas gestões à frente do município de Três Rios, que atraiu 2.472 indústrias. Os programas que criou, garantindo a formação de mão de obra local, qualificada de forma intensiva, promoveu a distribuição de renda da melhor forma que se conhece: pleno emprego.

A pedido do Governador, a fórmula de sucesso de Três Rios se materializa não apenas para Petrópolis, cujo benefício pré-existente limitava-se a um distrito industrial natimorto. Agora, são para todas as indústrias na cidade. O salto de desenvolvimento será regional. Beneficiará toda a Serra Fluminense. Foram incluídos Teresópolis, Nova Friburgo e Pinheiral. Está formado um colar de diamantes, que cobre municípios com excelentes localizações geográficas e podem atuar de forma complementar, possuindo ferramentas para o crescimento industrial ser pleno em toda a região.

De imediato, Friburgo turbina a sua indústria de moda íntima e Teresópolis se coloca como cidade eixo. Foram também incluídos na lei Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Macaé, Magé e Seropédica. Deixaram de ser exclusivos para os pólos industriais: Barra do Piraí, Queimados, Japeri e Paracambi. Aplausos para os deputados André Ceciliano e Anderson Alexandre, autores da Lei aprovada no último dia 24/03.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.