Editorial | No script da volta de Temer a chance de escolher o adversário

No script da volta de Temer a chance de escolher o adversário

Por Claudio Magnavita*

A Senadora Simone Tebet é o João Doria de saias. Será defe- nestrada pela cúpula do MDB/ PSDB sem dor e piedade. Não terá nem o lugar de vice da chapa encabeçada por Michel Temer e que está sendo urdida com cada vez menos desfaçatez. O nome escolhido é de Eduardo Leite, o segundo das prévias do PSDB. Um nome jovem, moderno, capaz de compensar o octogenária can- didato e o seu histórico rococó. Uma equação que agrada o mar- queteiro Elsinho Mouco, o publi- citário que tem trabalhado com afinco a volta do “Michel”, como deverá sair as peças publicitarias do provável candidato.


Na formação ministerial do Temer, a escolha do nome de Marcelo Calero como ministro da Cultura teve exatamente este objetivo. Aliás, o hoje deputado federal sempre foi grande amigo de Eduardo Leite. Fazem parte de uma nova geração de líderes políticos, na qual se inclui o deputado estadual Renan Ferreirinha, a deputada Tabata Amaral e João Campos. Lideres muito próximos à fundação Lemann e sua rede de líderes.


Diplomata de carreira, Marcelo Calero tinha sido a estrela dos 450 anos do Rio, secretário municopal  de Cultura e foi convidado para ser ministro e dar uma lufada de modernidade para um gabine-
te que ressuscitou Elizeu Padilha e Moreira Franco, entre outras múmias políticas que estavam de pijama. Junto com a jovialidade, o ministro trouxe a integridade, artigo inexistente no seio do Pla- nalto na época e resultou em um dos mais sérios escândalos da his- tória política. Geddel Vieira quis impor, com aval de Temer, uma negociata. Houve reação e, após o escândalo, a mala com R$50 milhões foi achada.

Se Leite quer saber quem é Michel Temer que pergunte a Marcelo. Que Eduar- do monitore o balé de decisões e coincidências da atitude do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, ex-Ministro da Justiça e indicado para a Corte.


No script deste núcleo, que tenta ressuscitar um defunto polí- tico, que deixou o Planalto para a carceragem da Policia Federal no Rio, está um xeque-mate que só o TSE -Tribunal Superior Eleitoral, terá poderes: negar registro para uma das chapas que hoje polari- zam a disputa. Qual candidato será melhor para Michel/Eduar- do enfrentar? Lula ou Bolsonaro? Sabem quem terá a mão na gui- lhotina do TSE?
O ministro indicado por Temer e que estará na presidência da Corte, Alexandre de Moraes. Eduardo Leite rasgará sua biografia se fizer parte deste jogo, como hoje faz, a senadora Simone Tebet.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã