Os 121 anos de um defensor do Rio

Os 121 anos de um defensor do Rio

Por Cláudio Magnavita*

Comemoramos este 15 de junho de 2022, data do 121° aniversário do Correio da Manhã, de uma maneira histórica. Esta edição, que chega às bancas está sendo impressa no seu próprio parque gráfico. São duas rotativas V-15 da Harris, com oito unidades cada que garantem uma impressão de qualidade. O jornal voltou às bancas e aos jornaleiros, retornando ao cenário urbano do Rio no qual esteve durante décadas.

A retomada do Correio da Manhã ocorreu em 12 de setembro de 2019, exatamente no dia em que completava 50 anos do emblemático editorial de capa assinado por Niomar Muniz Sodré de Bittencourt com o título de “A Retirada”. Nele ela profetizava que o Correio da Manhã retornaria, fato que ocorreu 50 anos depois trazendo de volta o seu DNA original, reverenciando os seus fundadores e a história de uma marca que foi a grande escola do jornalismo brasileiro.

Nesta retomada dos valores, o Correio da Manhã retoma uma característica que era comum aos jornais do Rio: ser um jornal da capital do país. A “imprensa da corte”, expressão que perdurou até na República. O Rio como capital do Império e depois da República era o centro das decisões nacionais e para a capital convergiam os maiores talentos do jornalismo nacional. A mudança da capital foi um duro golpe no Rio de Janeiro, transformado em estado da Guanabara e a nossa imprensa não percebeu a mudança deste eixo de comando, permanecendo presa à força inercial de uma transição que começa lentamente. Neste mês de junho de 2022 o Correio da Manhã, nascido como um jornal de capital federal, retoma este status, com a abertura em Brasília do seu próprio parque gráfico. Teremos a Edição Nacional impressa no Distrito Federal, nas suas rotativas.

O resgate do sucesso da cobertura política e a defesa do Rio sempre foi a marca histórica do Correio da Manhã e foi o ingrediente de sucesso desta etapa iniciada em 2019.  Esta edição circula com um caderno comemorativo, trazendo uma entrevista exclusiva com o Governador Cláudio Castro, que recebeu a nossa equipe no Palácio Guanabara para uma conversa franca. Um presente para os nossos leitores, interessados na reconstrução do nosso estado. Neste mesmo caderno a mensagem das principais entidades privadas do Rio: Associação Comercial, Firjan, Fecomércio, SindHotéis, ASSERJ, Rio Produtivo+,  grupo Multiplan e AEGEA (Águas do Rio), uma demonstração do respeito da iniciativa privada com o papel do Correio da Manhã na defesa do Rio. São poucos os veículos de comunicação que recebem das grandes lideranças empresariais do estado, um reconhecimento institucional desta relevância.  A própria entrevista exclusiva do chefe do executivo estadual traduz o respeito ao Correio da Manhã.

Um jornal, para ser independente, necessita deste apoio efetivo da cadeia produtiva. Ela consolida a independência do veículo. O crescimento do Correio da Manhã é fruto de uma linha editorial independente e de fazer um contraponto a outros veículos que fazem oposição sistemática ao poder público e político. Para ficar bem informado leia o Correio da Manhã.  

*Cláudio Magnavita é Diretor de Redação do Correio da Manhã