O apoio de todos

O ministro da Economia, Paulo Guedes, saiu fortalecido de uma reunião que teve nesta segunda (27) no Palácio da Alvorada, para debater os rumos de recuperação da economia brasileira, no momento em que o país vive, simultaneamente, a grave crise sanitária que afeta o mundo inteiro, com a pandemia do coronavírus. Debateu os rumos da economia do Brasil. colocando fim em especulações sobre o seu eventual enfraquecimento. Guedes recebeu um aval incisivo.

De acordo com o presidente Jair Bolsonaro, o Ministro da Economia é quem indica o caminho do país no setor. Durante o dia, Guedes pediu o apoio dos funcionários públicos federais - estáveis - para que não peçam aumento pelo período de um ano e meio, considerando a gravidade do momento que o Brasil vive, com milhões perdendo emprego. Uma Medida Provisória, aprovada em decorrência da pandemia, que permite redução de até 70% do salário e da jornada de trabalhadores da iniciativa privada, não é replicada para o funcionalismo.

A quota de sacrifício dos servidores é esperada por toda a sociedade. Sabe-se, por exemplo, que aplicando-se de forma geral uma redução de 25% do salário e da jornada, por três meses (a possibilidade mais branda reservada à iniciativa privada, que prevê também 50% e 70%), haveria um caixa de R$ 6,4 bilhões. O Brasil, neste momento, pede o apoio de todos nós.