A Arca de Noé

A Prefeitura do Rio fez um verdadeiro milagre ao comprar 306 respiradores e 500 monitores da China para ajudar os hospitais municipais no combate ao coronavírus

Por: Claudio Magnavita*

O desembarque de 306 respiradores e 500 monitores comprados pela Prefeitura do Rio, vindos diretamente da China em vôo fretado da Latam, criou um dos fatos mais significativos na vida do carioca.

A sensação é de: “É verdade! Nos temos equipamentos para salvar vidas”. O desconforto ocorrido nos últimos dias, com os escândalos envolvendo as bilionárias compras do Estado, os hospitais de campanha do Iabas sem data para abrir, respiradores fantasmas superfaturados de empresas duvidosas, criam um constrate com aquilo que esta sendo chamado de Arca de Noé do Crivella. No ano passado, a super compra realizada diretamente dos fabricantes, mesmo enfrentando obstáculos internos, foi uma decisão pessoal do prefeito. Comprou por um quarto dos valores que se paga hoje pelo mesmo equipamento e com 5 anos para pagar.

Foi uma verdadeiro milagre e é difícil não invocar uma intuição divina, sendo o prefeito um homem religioso.

O que assistimos é um milagre também na política. A imagem de Marcelo Crivella em franca recuperação e o peso da corrupção e das prisões transformando o governador Wilson Witzel em um anão político.

O prefeito Crivella e a sua esposa Sylvia Jane estão agindo exatamente no papel que tiveram na vida toda: o de missionários.

Com o hospital do Riocentro funcionando plenamente e a chegada do segundo vôo com equipamentos, o do Governo Federal, a sensação é que a cidade esta fazendo um trabalho exemplar.

*Claudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã