O dever de honrar a farda

Edmar Santos deveria comparecer a oitiva da Alerj para esclarecer fatos na Saúde

Por: Claudio Magnavita*

No apagar das luzes de 2019, na edição do Diário Oficial do dia 24 de dezembro, véspera de Natal, foi publicada a promoção do major PM Edmar Santos para o posto de tenente coronel da Polícia Militar. A corporação, que tanto prestigiou o seu oficial, assiste a instituição ser tragada para os escândalos da Saúde no Rio.

Edmar Santos voltou à ativa e toda a Polícia Militar espera o máximo de transparência. É por isso que ninguém compreende a sua resistência de comparecer nesta quarta-feira para a oitiva do na Comissão de Saúde da Alerj.

O pedido da Assembleia Legislativa foi encaminhado ao Comandante da PM, secretário Rogério Figueiredo. Assim, cabe ao secretário demonstrar que não é conivente com a impunidade do seu oficial e que respeita o Poder Legislativo do Estado.

A situação do tenente coronel Edmar se complica com o avançar das investigações e, principalmente, com as revelações do ex-secretário Fernando Ferry sobre o estado de calamidade administrativa da pasta.

Edmar poderá também explicar aos deputados a influência da família Pereira na pasta, revelada por Ferry, que teve em todas as suas audiências com o governador a presença de Filipe Pereira, primogênito de Everaldo. Foi na sala de Filipe Pereira que foi realizado o estudo que dividia a Secretaria de Saúde em duas.

Cabe agora ao tenente coronel Edmar Santos honrar a farda, comparecendo para a oitiva esclarecedora na Alerj.

*Diretor de Redação do Correio da Manhã