Luz no fim do túnel

No Brasil - que tem papel de destaque no tema - e no mundo, há uma imensa torcida pelo sucesso do desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus, que já matou no nosso país mais de 81 mil pessoas. Os testes são promissores; 21 vacinas estão em estágio avançado, segundo as informações.

Entre nós, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou teste de vacina da Pfizer contra covid-19. Em São Paulo, a primeira dose da vacina chinesa da empresa farmacêutica Sinovac, em paceria com o Instituto do Butantan, foi aplicada no Hospital das Clínicas em uma médica anônima. Outra imunização testada é a da Universidade de Oxford. A CanSino, entre outras, também avança. A vacina da Moderna (EUA)  deve começar os testes de nova fase em 27 de julho. Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Brasil e África do Sul participarão dos testes da vacina da AstraZeneca.

Existe previsão de que as doses de vacinas estejam prontas até o início de 2021, o que será um alívio para toda sociedade global. O Brasil, de tantas carências e de gritante desigualdade social, faz um trabalho exemplar na área de vacinação, reconhecido mundialmente. A parceria com a Sinovac, por exemplo, envolverá testagem em cerca de 29 mil voluntários - 5.000 deles no país, distribuídos em São Paulo e na Bahia.

Já são três os estudos clínicos de vacina de covid com aval da Anvisa para serem conduzidos no Brasil - Sinovac, Oxford e Pfizer. A esperança pela criação da vacina cresce a cada dia, para o bem de todos nós.