Por:

Os efeitos do diálogo e do respeito

Novos tempos: ministro de Bolsonaro almoça no Guanabara

Por Claudio Magnavita*

Nesta segunda, 16, dois momentos assinalaram uma mudança de postura no Palácio Guanabara. O primeiro foi a solenidade realizada no próprio palácio para a assinatura pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, do termo de adesão pelo qual o Estado do Rio de Janeiro receberá R$ 1,4 milhão provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério da Cidadania para incentivar a produção dos agricultores fluminenses e promover o acesso à alimentação.

Um ministro do presidente Bolsonaro assinando um ato no Guanabara e depois almoçando com o governador. Algo impensável há alguns meses.

Na mesma segunda, o governador Cláudio Castro recebeu para uma conversa informal alguns parlamentares: o senador Portinho e os deputados Major Fabiana, Luizinho, Vinicius Farah, Anderson Moraes e Gualberto. Uma conversa descontraída no início da tarde Algo também impensável há alguns meses.

Nesta terça, 17, Castro segue para Brasília para nova rodada de diálogo com o Governo Federal com agenda positiva para assuntos do Rio, algo completamente impensável há alguns meses.

Ao estabelecer uma linha de diálogo e respeito ao Legislativo e ao poder federal, Castro cria para o estado uma agenda positiva, permitindo um clima de governabilidade.

Também na segunda, o presidente Bolsonaro anuncia que lutará para que o escritório da Organização Mundial de Turismo, órgão da ONU, tenha a sua sede das Américas no Rio.

Estamos deixando de ser o Rio do conflito e dos escândalos e entrando em um clima de normalidade e paz, elementos necessários para governança.

*Claudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.