Por:

Para a Globo, Governo Federal não fez nada na pandemia

Por Cláudio Magnavita*

Os grupos no Whatsapp estão sendo bombardeados por apelos desesperados de convocação de médicos para plantões, oferecendo R$ 1.200 reais por 12 horas de serviço ou R$ 1.600 nos fins de semana. Estão implorando por profissionais de qualquer especialidade.

Um exemplo é o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA). No apelo, falam: “Vivemos um estado critico em operação de Guerra. O CHMSA virou uma UTI gigantesca para atender Covid e casos gerais. Vamos para 140 leitos de UTI covid. Necessitamos de médicos!!!”

Esse apelo se repete na iniciativa privada. A Prevent Senior São Paulo está recrutando médicos de outras unidades da federação. Estão custeando transportes, hospedagem. Esse colapso clínico ocorre em um estado governado pelo PSDB, com um governador em franca oposição ao presidente da República e que deu exemplo ao apostar em uma vacina e produzi-la pelo Butantan. O mesmo ocorre no Rio Grande do Sul, governador pelo PSDB e com igual colapso de médicos. São unidades federativas independentes e autônomas.

Qual a responsabilidade de Jair Bolsonaro no colapso do Rio Grande do Sul e, principalmente, em São Paulo?

No caso de São Paulo, o fator vacina não pode ser jogado na conta da União. Foi a matriz do acordo de São Paulo com a Coronavac que deu o fôlego a todo o país para iniciar o processo de vacinação. Sem São Paulo, estaríamos muito atrasados.

Os estados e municípios ganharam no STF a soberania na crise. Nos últimos dias, o agravamento da crise aumentou a tentativa de imputar ao presidente a responsabilidade. O noticiário da TV Globo e do seu canal de assinatura está dedicado a responsabilizar exclusivamente uma só pessoa.

O caso de São Paulo e do Rio Grande, que não dependem do Governo Federal, é culpa de Brasília. Se as medidas locais tivessem sido exitosas, os dois governantes seriam endeusados. Como não deu certo, a culpa é de Brasília. Para eles a crise não é reflexo de um carnaval que oficialmente não houve, das festas clandestinas e das novas cepas mais contagiantes. A mídia de oposição manipula o colapso como se nada estivesse sendo feito. Ninguém fala dos 10 milhões de recuperados e do que o Governo fez para evitar o colapso social que teríamos sem o auxílio emergencial e a pronta reação. Isso ocorreu por osmose. O que vale é carimbar de “genocida” em uma última tentativa de ejetá-lo da cadeira, que conquistou com 57.797.847 votos.

Quem trava uma luta de vida e morte com Bolsonaro é o grupo Globo. Para seu noticiário, o Governo está de braços cruzados assistindo à morte dos brasileiros.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.