Bem-vinda, Copa América!

Bem-vinda, Copa América!

Para PT, pode Brasileirão, Regionais, Libertadores, só não pode Copa América

Por Cláudio Magnavita*

A politização da pandemia chega a níveis irracionais. A Copa América é a bola da vez. A reação da oposição beira a histeria e segue a máxima: “É de Bolsonaro, somos contra”.

Encerrados os campeonatos estaduais, o país agora recebe o Brasileirão. Os times brasileiros estão disputando a Libertadores e Copa Sul-Americana em várias cidades latino-americanas ou recebendo estrangeiros para jogar aqui. O curioso é que a mesma emissora que se colocou como porta-voz da oposição defende a corrente anti Copa América.

Os jogos da Copa América não serão abertos a público. Cada delegação terá, no máximo, 65 participantes. Nossos hotéis, que os receberão, já adotam protocolos sanitários internacionais.
Vender o medo é fácil. Culpar Bolsonaro virou o mantra da ideia do “genocida de plantão”. Esquecem que vivemos na maior federação do planeta, com o STF outorgando uma autonomia aos estados e municípios que beira a desobediência civil à União.

Falar em risco de contaminação por receber 10 seleções que irão jogar sem público, com todos os integrantes testados e até vacinados, é pura demagogia.

Dentro de 45 dias começam os Jogos Olímpicos de Tóquio. A mesma corrente contrária à Copa América também é contra a Olimpíada? Para o turismo, para a hotelaria, para a imagem do Brasil, a Copa é importante. A oposição não pode fazer terrorismo psicológico para atingir o presidente e prejudicar o Brasil.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã