Habite Seguro merece aplausos!

Habite Seguro merece aplausos!

Por Cláudio Magnavita*

Merece aplauso a decisão do presidente Jair Bolsonaro de lançar um programa nacional de compra de casa própria em condições especiais para policiais e bombeiros. O Habite Seguro beneficiará policiais civis, militares, penais, bombeiros e pensionistas. Na primeira fase, usará R$ 100 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. O foco inicial são os profissionais que ganham até R$ 7 mil e que ficam fora do acesso às linhas de crédito já existentes.

No Rio, a questão habitacional dos funcionários da área de segurança é grave. Muitos são obrigados a residir em comunidade e escodem a atividade profissional por uma questão de segurança pessoal e dos familiares. Merece aplauso estender o programa para os pensionistas. São viúvas e filhos de profissionais mortos no exercício da profissão. O programa corrige uma injustiça e um desdém histórico dos governos com o setor de segurança. No estado do Rio, a intervenção federal na segurança, sob o comando do general Braga Netto corrigiu essa questão, dotando as forças de viaturas, armamentos, uniformes e um conjunto de equipamentos que há anos eram prometidos.

Existem projetos prontos, como o da Panela, na Barra da Tijuca, inicialmente pensado para servidores da educação e que podem ser ampliado para segurança.

A Caixa Econômica participou do desenvolvimento. O Habite Seguro deve ser estendido para as guardas municipais, hoje, um importante elo da segurança pública.

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã