Ministro das Comunicações vai flanar na Espanha em plena crise de imagem do Governo

Ministro das Comunicações vai flanar na Espanha em plena crise de imagem do Governo 

Viagem à Espanha de Faria é insulto 

Por Cláudio Magnavita*

É inacreditável que, na maior crise de imagem do Governo Bolsonaro, o ministro das Comunicações e responsável pela Secom, Fábio Faria, esteja flanando pela Espanha. Fica claro que sua pauta prioritária é o negócio bilionário, o 5G, no qual já envolveu e firmou diálogo com o ministro do TCU, Bruno Dantas, o novo Rui Barbosa da Bahia.

Enquanto os bilhões do 5G provocam faíscas nos olhos de Faria a ponto de deixar o Brasil e ir à Espanha, a estratégia de defesa do Governo fica a cargo de um agente da Polícia Militar do Distrito Federal, o coronel André de Sousa, um neófito em estratégia de comunicação e de crise, que não consegue nem mobilizar as agências que servem aos ministérios para uma reação em cadeia. Publicidade oficial é apenas uma das ferramentas, a parte de comunicação naufraga na relação com os veículos. Quais donos de emissoras foram contactados pela estrutura da Secom para reagir? O Correio da Manhã fica bem a cavalheiro ao fazer esta crítica. Por decisão editorial, o veículo nunca quis se cadastrar na Secom para receber verbas federais.

O presidente Bolsonaro consegue fazer a sua defesa muito melhor que toda a equipe da Secom, empastelada por Faria e Sousa. Além do 5G, as pautas de Fábio Faria são curiosas. Estava trabalhando para que o ex-presidente do Cade, indicado por Renan Calheiros, fosse nomeado secretário-geral.

O ministro é omisso em defender o presidente quando o pilar da anticorrupção é corroído. Bolsonaro virou vitrine, e as fórmulas que o elegeram só funcionam parcialmente agora. Na saída de Sérgio Moro, a crise anterior, o presidente se defendeu bem. É só copiar o modelo.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã