Estão catucando a onça com vara curta

Estão catucando a onça com vara curta

Por Cláudio Magnavita*

Nunca a artilharia contra o presidente Jair Bolsonaro esteve tão forte. O DataFolha resolveu divulgar uma pesquisa, realizada dentro da métrica que todos já conhecem, afirmando que ele perdeu completamente o apoio popular. Esse é um dos ingredientes exigidos para a construção da tese do processo de impeachment, a queda da popularidade presidencial.

A reação das Forças Armadas surpreendeu a todos. É o elemento TTC, que lembramos há algumas edições, que existe: TROPA, TANQUES e CANHÕES.
Ninguém defende golpe, intervenção militar ou que se rasgue a Constituição. O caso de Bolsonaro é bem diferente. A construção de um cenário de impopularidade é feita para gerar manchetes e matérias nos mesmos núcleos de oposição da mídia. O que assistimos é um governo sendo acuado e com os opositores passando dos limites, motivados pela overdose de poder de uma CPI, levando experientes parlamentares a serem primários na reação.

Primária é também a capacidade de reação do Governo e da sua inexistente estrutura de comunicação social. Depois que virou vidraça, os meios que elegeram Bolsonaro, principalmente as redes sociais, perderam o efeito original. Já não era hora de o presidente ir aos programas populares, como o Ratinho no SBT, e rebater?

Ao atacar as Forças Armadas, o senador Omar Aziz, cada vez mais gaiato, descobriu que o TTC existe e que ele catucou a onça com vara curta.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã