Setor do turismo aplaude ‘Rio de Novo’ e hotéis já preparam pacotes para setembro

Setor do turismo aplaude ‘Rio de Novo’ e hotéis já preparam pacotes para setembro

A coragem de Paes

Por Cláudio Magnavita*

A cidade é boa para o turista quando é boa para quem reside nela. O conceito do prefeito Eduardo Paes é claro: o turista procurará o Rio se a cidade estiver em ordem. Ao anunciar o lançamento do programa Rio de Novo, um ano de reencontro, que durará de 2 de setembro até a estreia do Rock In Rio, na mesma data, em 2022, o prefeito sai de sua zona de conforto e segurança e faz o mais ousado programa de retomada de um destino turístico. Foi um ato de coragem. Como dirigente público ele se expõe. Aposta no avanço da vacinação, que na cidade tem funcionado como um relógio.

Um exemplo é a Cidade das Artes, usando uma estrutura de primeiro mundo, com equipe organizada aplicando a segunda dose das três vacinas disponíveis. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, passou a semana em reuniões, no Ministério da Saúde, com o próprio ministro Marcelo Queiroga, seu colega médico. A retomada está sendo feita de forma responsável e acompanhando o fluxo de vacinados.

A decisão de retomar de forma festiva o alto astral do Rio tem uma afinidade com o que sempre defendeu o Governo Federal. O maior beneficiado é o turismo e o setor cultural, que recebem uma lufada de boas notícias. Marqueteiro nato e conhecedor da alma carioca, o alcaide cronometrou a abertura com o Rock in Rio. Será uma prévia que chamará atenção mundial. O Rio renasce para sua vocação maior e servirá de exemplo para o Brasil. Neste caso, Paes acertou na mosca.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã