Por:

A valorização da Roquette-Pinto

A valorização da Roquette-Pinto

Por Cláudio Magnavita*

O Governo do Estado do Rio tem promovido uma discreta mudança na Rádio Roquette-Pinto. Lotada na estrutura da Casa Civil a rádio recebeu uma especial atenção do governador Cláudio Castro, que nomeou como presidente da Roquette o historiador Thiago Gomide. Um talento precoce, que trabalhou em guri no “Pasquim” e um dos fundadores do Catraca Livre. Hoje, apresenta programas do History Channel e foi executivo do MultiRio, canal educativo da Prefeitura.

A Roquette padeceu sob gestões que não tiveram força para enfrentar o descaso de vários governos com a rádio. Sem CNPJ próprio, a emissora sempre dependeu da Casa Civil para tudo, inclusive comprar uma caixa de clips. Uma dependência que está sendo sanada com a personalidade jurídica própria a partir de 2022. Como vice-presidente, Fernando Nogueira, com larga experiência na operação de veículos de comunicação, inclusive televisão, tendo trabalhado na Record e na rede CNT.

No último domingo, a Roquette fez uma transmissão histórica, direto do Teatro Clara Nunes. Colocou no ar, ao vivo, o musical “Brasileiro, Profissão Esperança”, com Cláudio Botelho e Cláudia Netto, em uma transmissão impecável, cristalina e capaz de emocionar milhares de ouvintes da rádio. Seus transmissores com válvulas novas permitem maior potência no dial, e a Roquette passou a ser uma ferramenta de difusão cultural e de informações do Estado.

Na quarta, 25, foi realizada a primeira reunião do Conselho da Roquette. A emissora finalmente está recebendo o apoio que sempre esperou do Estado.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.