Delta adia a reabertura do Rio

Delta adia a reabertura do Rio

Por Cláudio Magnavita*

A decisão da Prefeitura do Rio de adiar o plano de reabertura, foi acertada, principalmente diante da atual situação epidemiológica na cidade. Desde julho, quando o plano foi divulgado, o prefeito Eduardo Paes frisou que ele estaria atrelado à situação da pandemia na capital fluminense. E dados recentes mostram que 95% dos leitos de UTI para pacientes com covid-19 estão ocupados. Ou seja, iniciar uma flexibilização agora seria provocar um caos na saúde.

O aumento da variante Delta, a mutação indiana do novo coronavírus, que é mais transmissível, é o principal argumento para o adiamento. Recentemente, Paes disse que o Rio é o epicentro da doença e dados da Fiocruz provam que 56% dos novos casos de covid-19 são dessa variante.

Diante disso, o calendário de vacinação foi até alterado na cidade, com o início da aplicação da terceira dose em idosos, juntamente com a dos adolescentes.

Por mais que seja necessária, a cidade também precisa estar preparada para a reabertura e flexibilização de atividades. Algo que, pelos dados, não está.

Cenas como a do último fim de semana, com ônibus lotados e pessoas sem máscara, só pioram a situação e adiam a alavancada econômica, comercial e turística do Rio.

Resta saber até quando vai o adiamento e se o plano será modificado ou implementado da forma como foi divulgado. Mas isso só a Delta dirá. 

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã