Por:

Já existe uma vacina pronta

Já existe uma vacina pronta

Por Cláudio Magnavita*

O governador do Estado do Rio acerta ao focar nos ferros velhos e no comércio paralelo de cobre, que é a essência desses roubos de cabos que levam ao colapso os trens da SuperVia. A Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria dos Transportes vão agir em mutirão. Ainda como governador em exercício, Claudio Castro sancionou a lei 9.169 em 6 de janeiro.

É o marco legal que acaba com este problema grave, colocando ordem na casa, em seus artigos. Por exemplo: “Art 1° O Poder Executivo fica autorizado a dispor sobre a aplicação de medidas administrativas de prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no Estado do Rio de Janeiro.

Art. 2º A pessoa jurídica ou física que adquirir, distribuir, armazenar, estocar, portar, transportar, vender ou expor à venda qualquer coisa, revender, reciclar, trocar, usar a matéria prima ou compactar fios metálicos, geradores, bateria, transformadores e placas metálicas, produto de crime, estará sujeita às penalidades desta Lei.

Art. 3º Considera-se material metálico, para fins desta Lei, os fios de cobre e alumínio e, por semelhança, a fibra ótica utilizada para a transmissão de sinais de áudio, vídeo e dados telefônicos.”

A aplicação dos artigos com mão de ferro resolverá um problema que é um verdadeiro câncer que corrói o sistema de transporte e prejudica a população.

 

*Cláudio Magnavita é diretor de redação do Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.