Volta às aulas pode ocasionar problemas na coluna

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 85% da população mundial adulta sente ou já sentiu dores nas costas. E estima-se que 70% dos problemas de coluna na fase adulta tem como causa o efeito cumulativo do excesso de peso e esforço repetitivo na infância e adolescência. Problema que está diretamente relacionado com a mochila que o seu filho carrega todos os dias para ir à escola.

Para o Dr. Haroldo Chagas, Neurocirurgião e Cirurgião da Coluna Vertebral, Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Federal da Lagoa/RJ e Membro da SBN e SBC, o excesso de peso na mochila pode gerar dor nas costas em crianças, o peso recomendado para ser carregado é no máximo 10% do peso corporal. Seguindo essa lógica, se a criança pesa 30 quilos, sua mochila deve pesar no máximo 3 quilos.

“A mochila é uma das grandes vilãs por sobrecarregar a coluna, e isso pode trazer algumas consequências na vida adulta da criança, como dor nas costas, nas regiões lombar, cervical, dorsal, ou pode até gerar uma escoliose, deformidade na coluna com certo grau de dificuldade para ser corrigida posteriormente. Dica para os papais e mamães: Atenção para a quantidade de material que a criança está levando para a escola, certifique que o peso está bem distribuído. E fique atento à postura do seu filho, isso pode indicar que sua mochila está com sobrecarga e ao sinais de dores procure um neurocirurgião”, orienta o médico.

O especialista ressalta ainda que dor lombar em crianças e ado pacientes é mais comum do que se imagina. Estima-se que 15 a 30% das crianças apresentaram algum episódio de lombalgia até a adolescência. Existem fatores de risco importantes que devem ser considerados. São eles: história familiar, participação em esportes exagerados, mochila pesada e trabalho manual.

“Na grande maioria das vezes (75% dos casos), a causa da dor é específica e benigna, geralmente relacionada a contratura muscular e postura inadequada. Entretanto, existem alguns sinais que podem estar relacionados com patologias mais graves”, explica Dr. Haroldo Chagas.

Listamos os seguintes sinais de atenção: piora progressiva da dor, dor noturna, febre, perda de peso, alteração da marcha, alteração esfincteriana, lombalgia em crianças menores que 5 anos, deformidade progressiva, sangramento anormal e aumento de nódulos linfáticos. De qualquer forma, toda criança ou adolescente com dores nas costas (lombalgia) deve ser avaliada por um profissional habilitado. Uma história detalhada deve ser colhida e o exame físico deve ser minucioso.

Postura para estudar:

O Dr. Haroldo Chagas explica ainda que com as voltas às aulas e o retorno à rotina de estudos, voltam também as dores na coluna. Isso porque muitas crianças e adolescentes não têm consciência de suas posturas e acabam ficando horas sentados em uma posição prejudicial à coluna. Por isso, é muito importante entender quais são os malefícios da má postura e o que fazer para preservar sua coluna e se livrar de dores indesejadas.

“Se uma pessoa sentar-se corretamente, a pressão interna sobre núcleo do disco intervertebral e em outras estruturas da parte posterior do corpo aumenta em 35%. Com a má postura, essa pressão pode ultrapassar os 70%! Flexão anterior do tronco, falta de apoio lombar e falta de apoio do antebraço são exemplos de má postura que podem gerar dores, sensação de formigamento em diferentes partes do corpo, lesão na coluna lombar e processos degenerativos, como a hérnia de disco”, orienta Dr. Haroldo Chagas.

O médico cita ainda algumas dicas para cuidar da saúde da sua coluna na hora do estudo: deixar as pernas levemente afastadas e os pés bem apoiados no chão, colocar os ombros levemente para trás, ter apoios para os braços e manter a cabeça reta. Exercícios de fortalecimento e alongamento da região e utilização de mesas com altura adequada e cadeiras ergonômicas também são fundamentais.