Colégio promove tour virtual à Pequena África

No domingo, dia 13 de junho, o Colégio Franco-Brasileiro vai promover um mergulho sobre a herança africana no Rio de Janeiro. Um grupo de professores da escola vai fazer um tour virtual na Pequena África, na zona portuária, no lançamento do projeto Franco Revendo o Rio.

– A proposta dessa atividade é apresentar um pequeno fragmento da presença negra na formação social, cultural e territorial da cidade do Rio de Janeiro. E, para tanto, visitaremos pontos históricos onde a corporeidade afro diaspórica esteve e está presente na cidade – conta o professor de Geografia Diomario Junior.

Além dele, também vão participar do tour os professores Marcelo Ferro (História), Marcus Faria (Geografia) e João Aprígio (História).

A Pequena África é formada pelos bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo, abrangendo desde a Praça Mauá até a Cidade Nova.

O circuito do Franco Revendo o Rio inclui diversos endereços espalhados pela região portuária que ajudam a entender uma história pouco conhecida da cidade (Largo de São Francisco da Prainha, a Pedra do Sal, Cais do Valongo e da Imperatriz, os Jardins Suspensos do Valongo e o Cemitério dos Pretos Novos).

O evento será transmitido ao vivo no canal do Franco no Youtube. O link de inscrição para participar é: http://bit.ly/francorevendoorio