Music Rio Academy oferece cursos de formação executiva inéditos no Brasil e já soma mais de 1000 alunos formados

Sob a atual direção de Anita Carvalho, sócia da Música & Mídia Produções - empresa de gestão de carreiras artísticas - o Music Rio Academy tem por objetivo ser uma escola completa para o mercado de entretenimento. Os fundadores da escola, Bianca e Thiago Amorim, criaram o projeto em 2019 através do Vivo Rio com o propósito de retribuir tudo o que aprenderam e conquistaram com a música, além de formar mão de obra especializada no setor, raridade até então. O Music Rio Academy tornou-se a mais atualizada escola de negócios do segmento musical do Rio de Janeiro. A trajetória de sucesso começou com o lançamento do curso Backstage Inside, seguido do Imersão em Music Business e não parou mais. Os temas dos cursos são escolhidos de acordo com a percepção da direção da escola, em pesquisas com profissionais do mercado, a respeito das lacunas de formação. Atualmente são oferecidos 14 cursos de extensão e 4 cursos da inédita formação executiva.

Para Anita Carvalho, a escola atende a uma demanda que não para de crescer. “Se por um lado o Brasil sempre se destacou no mercado mundial pela efervescência cultural e criativa, por outro, o mercado do showbusiness carece de uma estrutura mais robusta e de profissionais especializados. O contato com o mercado, a troca de experiências e o aprendizado prático são diferenciais que nos permitiram ocupar esse vácuo de maneira assertiva. Todos ganham com a profissionalização do mercado, e é um orgulho fazer parte desse movimento.” - explica.

Os cursos oferecidos pela casa trazem não apenas profissionais de referência, como Juliano Polimento - fundador e CEO da Playax, empresa de tecnologia para o desenvolvimento de audiência através de dados que trabalha com clientes como TV Globo, YouTube e Universal Music, e Marina Mattoso - CEO da Jangada, há cerca de 10 anos à frente da comunicação digital de clientes do mercado musical, como Gilberto Gil e Maria Rita. Além disso, reúne mestres e doutores, como Dani Ribas - diretora da Sonar Cultural Consultoria, Leo Morell - A&R na Tratore, Chris Fuscaldo - mestra e doutora em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Puc-Rio, entre outros nomes com pesquisas relevantes e inovadoras na área do entretenimento.

 “Como o Music Rio Academy nasce dentro do mercado, e não como uma instituição de ensino tradicional, temos acesso aos profissionais que estão fazendo diferença na ponta, e convidamos alguns expoentes de suas áreas para, a partir da coordenação atenciosa do Kiko Fernandes (ex-coordenador da Formação Executiva da FGV e ex-professor da PUC-Rio e da Facha), traduzirem seus conhecimentos práticos em formação para os nossos alunos.” – afirma Anita.

Os cursos de extensão possuem duração de uma semana, contabilizando 17,5h, sendo sempre específicos e imersivos. A grade oferece cursos absolutamente inovadores, como o Música Escrita - coordenado pelo Bruno Levinson - , que ensina a escrever para o mercado da música e tem como professores nomes como o jornalista Mauro Ferreira, o cantor Leoni e o historiador PC Araújo.

Já na Educação Executiva, os cursos foram desenvolvidos na perspectiva de oferecer ao aluno o conteúdo completo que ele precisa assimilar para trabalhar ou ascender no mercado desejado. Todos eles são de média duração, compostos por módulos com aulas duas vezes por semana, durante duas semanas, totalizando dois meses de curso (64h). E ao final oaluno precisará montar um plano de negócios, desenvolvendo habilidades de gestão e liderança, além do conteúdo técnico oferecido.

Sempre visando a inovação, os cursos também contam com a certificação digital oferecida pela escola, onde ao cumprir os requisitos de nota e avaliação pedagógica, o aluno obtém ao final do curso um badge eletrônico autenticado pela Open Badge Brasil.

 

A FORMAÇÃO EXECUTIVA

A iniciativa da Formação Executiva nasceu da necessidade de formar profissionais de ponta, habilitados em liderança, gestão e conhecimentos específicos, para atuarem no mercado do entretenimento. Segundo a diretora da escola, apesar do crescimento significativo nos últimos anos dos quatro primeiros segmentos abordados pela escola (música, audiovisual, produção de eventos e games), há uma enorme carência de formação nessas áreas, fazendo com que esses profissionais tenham que aprender na prática. O que exige mais esforço de treinamento das companhias e atrasa o desenvolvimento de carreira.

 

DIFERENCIAL

O ponto-chave do Music Rio Academy é unir a academia ao mercado através de um ambiente acolhedor, interativo e dinâmico, que propicia não só uma aprendizagem consistente como também um grande networking. Os professores e coordenadores se destacam pela disponibilidade e generosidade com que se relacionam com os alunos, disponibilizando tempo extra e atenção individual quando necessário. Os alunos recebem um material didático completo, com todas as ferramentas ensinadas nos cursos e conteúdos adicionais como artigos acadêmicos relacionados ao tema. As aulas gravadas ficam disponibilizadas por 30 dias após a conclusão do curso na plataforma da escola, pela qual o aluno também acessa o material didático. As aulas são transmitidas via Sympla Streaming com uso da plataforma zoom, com fácil acesso à sala de aula pelo celular ou desktop.

 “O que realmente me enche os olhos é mudar a vida das pessoas, é dar acesso à informação. Foi tão difícil pra mim conseguir as informações! Eu fazia cursos tradicionais, mas eles não refletiam a necessidade do dia a dia. Eu convivia regularmente com artistas independentes que cometiam erros simples por falta de informação. Eu percebia a carência de empresários. E como precisa de empresário para dar conta desse tanto de artista! Por isso agarrei com o coração o convite de Thiago e Bianca para primeiramente criar um curso, depois coordenar a escola e enfim me associar a eles na direção.” - relata Anita Carvalho.