Por:

Seleção uruguaia demite técnico Óscar Tabárez depois de 15 anos

A Associação Uruguaia de Futebol (AUF) anunciou, nesta sexta-feira (19), a saída do técnico Óscar Tabárez do comando de sua seleção nacional após 15 anos no cargo. O restante da comissão também foi demitida.

A rescisão contratual se dá três dias depois da amarga derrota do país para a Bolívia, por 3 a 0, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa de 2022. O quarto revés seguido no torneio deixou o Uruguai na 7ª posição da tabela, com 16 pontos e risco real de ficar fora do próximo mundial.

O treinador, hoje com 74 anos, estava no posto desde março de 2006 e, neste período, dirigiu a seleção celeste em três edições de Copas do Mundo (2010, 2014 e 2018). Ele também comandou a equipe no torneio ainda em 1990.

Em sua passagem mais recente, o "Maestro" liderou o Uruguai em 181 jogos, com 85 vitórias, 40 empates e 57 derrotas. A única conquista de título da época se deu na Copa América de 2011.

No comunicado, a associação afirmou que trata-se de uma "difícil decisão em virtude das atuais circunstâncias".

"Expressamos enfaticamente que esta decisão não implica ignorar a importante contribuição de Tabárez ao futebol uruguaio. Saudamos e reconhecemos as fundamentais conquistas esportivas obtidas nestes 15 anos, que colocaram novamente o Uruguai nos primeiros lugares do futebol mundial", diz a nota.

"Expressamos o nosso respeito e reconhecimento ao profissionalismo e dedicação ao longo do longo processo de trabalho e pelo legado incomensurável que esta frutífera etapa deixa para a história da seleção. O Comitê Executivo da AUF tomou esta difícil decisão em virtude das atuais circunstâncias, comprometido com o futuro próximo e com obtenção dos resultados que todos esperamos", finaliza a AUF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.