Por:

Uma tarde de futebol ‘raiz’ em Moça Bonita

Por Pedro Sobreiro

O Campeonato Carioca virou meme em todo o país por conta do seu regulamento confuso e da realização de alguns jogos nos piores horários possíveis. Não à toa sua existência é, volta e meia, questionada nos programas de debates esportivos. Nesta edição 2020, Vasco, Flamengo, Botafogo e Fluminense vêm alternando seus elencos com muitos jogadores reservas, servindo como um tipo de pré-temporada visando Copa do Brasil, Sul- -Americana e Libertadores (no caso rubro-negro).

Porém, o futebol do Rio é composto por times tradicionais, que baseiam sua sobrevivência financeira nas verbas obtidas durante o Campeonato Carioca, como é o caso do Bangu.

Quem desce de trem na estação Guilherme da Silveira logo se depara com duas coisas inconfundíveis do bairro: o calor escaldante e o estádio Proletário Guilherme da Silveira, ou simplesmente Moça Bonita.

Casa do Bangu, o estádio, que completa 73 anos em novembro, foi reformado em 2012, quando recebeu cadeiras do antigo Maracanã, mas não abriu mão das históricas arquibancadas de concreto, e passou por melhorias em vários setores. Atualmente, sua capacidade é de 9.024 torcedores.

Longe dos dias de glória, o Bangu segue com uma torcida apaixonada, que faz a festa no entorno do estádio antes e depois dos jogos. E não existe fase ruim que afaste o torcedor de seu time do coração.

É o caso de Thiago Moreira, que conheceu o Bangu por conta do pai e mantém a paixão viva em sua família até hoje:

- Meu pai é torcedor do Bangu há muitos anos, e essa paixão passou de pai pra filho. Hoje, pude trazer minha família toda para ver o jogo aqui em Moça Bonita. O time passa por um momento sofrido, mas é aquele negócio, né? Somos torcedores ganhando ou perdendo, não adianta. Vamos ser sempre Bangu - avisa.

Em campo, a fase do Alvirrubro realmente não é das melhores. O time vem de dois empates e duas derrotas em quatro jogos disputados, além de estar com o craque do time, Jairinho, lesionado.

Assistir a uma partida do Bangu em Moça Bonita com amigos ou família é uma experiência única que todo fã de futebol deve viver um dia. Não espere o conforto das arenas multiuso, mas a atmosfera proporcionada pelo concreto das arquibancadas, grades ao redor do campo e pela paixão dos torcedores faz lembrar o porquê do Campeonato Carioca ser o “mais charmoso do Brasil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.