Por:

A história por trás da Copa

Por Pedro Sobreiro

Sucesso internacional no mundo esportivo, a série de documentários “Tudo ou nada” acompanha a conquista da Copa América 2019 pela Seleção Brasileira. Com uma produção de altíssimo nível, a série traz cinco episódios de aproximadamente uma hora de duração, cada, e mostra situações nunca antes vistas, como as preleções do técnico Tite, desabafos dos jogadores, histórias íntimas dos atletas e também mostra reações e expectativas de familiares dos jogadores durante a competição continental.

A produção é o primeiro conteúdo original da Amazon com um idioma que não seja o inglês. E é também a primeira vez que a CBF autoriza a entrada de uma equipe de filmagens profissional para registrar o dia a dia da Seleção Brasileira em uma competição oficial.

O formato de documentário soube retratar muito bem as etapas da conquista, incluindo toda a polêmica envolvendo o camisa 10 do Brasil, Neymar. Essa visão de bastidores mostra algo além dos filmes oficiais que a Fifa registra das Copas do Mundo.

Adentrar os bastidores e mostrar as inseguranças e expectativas foi uma bola dentro e agradou bastante ao treinador da Seleção:

- O grande legado, talvez, dessa apresentação foi olhar o lado humano de cada um. E que, por trás do herói, do ídolo, existe uma pessoa com sentimentos, com medo, que às vezes não acorda bem, que sente raiva igual a todos nós. Talvez esse lado de identificação com o torcedor seja o legado (do documentário) - opinou Tite, durante o evento de lançamento.

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, também mostrou- -se satisfeito com o resultado e manifestou o desejo da manutenção da parceria em competições futuras:

- É um projeto maravilhoso e desafiador. Foi muito bacana a gente projetando isso do início até aqui. A relação que foi estabelecida entre o time jornalístico e a equipe do Brasil, no final das contas, mostrou que foi uma parceria muito produtiva. Tenho certeza, a partir desta (série) que outras parcerias virão. Os cinco episódios já estão disponíveis no Amazon Prime.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.