Raniel muda hábitos e tenta se reerguer com início promissor no Vasco

Por: Bruno Braz

O atacante Raniel chegou ao Vasco por empréstimo sob desconfiança após passagem apagada pelo Santos, em período em que precisou superar um quadro de trombose venal que quase encerrou sua carreira, cirurgias, problemas pessoais e uma seca de gols.

No entanto, ele se dedicou incansavelmente nas férias, mostrou-se focado com a oportunidade no time cruzmaltino e, até o momento, tem colhido os frutos com um bom início no clube de São Januário: dois gols em dois jogos pelo Campeonato Carioca.

Ciente de que o novo desafio é uma chance de retomar a carreira que começou promissora na base do Santa Cruz e depois no Cruzeiro, o atacante, também ex-São Paulo, segue focado e com os pés no chão para manter o ritmo agora contra Nova Iguaçu, em duelo às 21h35 desta quarta-feira (2), pelo Carioca.

"Para mim não é surpresa [as boas atuações], me preparei para esse momento. Passei minhas férias treinando, focado. Pode ser que haja desconfiança pelas temporadas passadas, em que eu sofri com lesões e problemas pessoais. Não preciso provar para ninguém, mas para mim, a cada dia, que eu posso. Comecei bem o ano, mas não posso deixar subir à cabeça, porque tenho meu planejamento e sei onde posso chegar" disse em entrevista coletiva no CT Moacyr Barbosa.

Se mantiver a boa fase, Raniel seguirá os passos de outros jogadores que chegaram ao Vasco em um momento de baixa na carreira, mas se reergueram ali, casos do ex-atacante Leandro Amaral, em 2006, de Alecsandro e Diego Souza, em 2011, e mais recentemente do meia Benítez, que chegou por empréstimo do Independiente, da Argentina, e acabou se valorizando no mercado brasileiro, posteriormente se transferindo para o São Paulo e, agora, Grêmio.

"Para esse ano, eu me preparei muito. Quando o Zé [Ricardo, técnico] me ligou, ele falou que era uma oportunidade para eu retomar minha carreira. No Santos e no São Paulo, não consegui mostrar meu trabalho, mas em nenhum desses clubes me senti tão preparado como me sinto hoje", garantiu Raniel.

Disposto a reerguer a carreira, Raniel teve uma profunda mudança de hábitos. Com um histórico de indisciplina quando era mais jovem, o que culminou até em uma suspensão por doping em decorrência do uso de cocaína, o atacante se agarrou na religião nos últimos anos e transformou seu comportamento extracampo.

Além de ter parado de consumir bebida alcoólica, o atleta fez reeducação alimentar. Nas férias, só não treinou aos domingos. "Parei de beber, comecei a regrar minha alimentação... São coisas para o nosso bem, somos atletas. Bebida e comida em excesso atrapalham. Não é isso que faz eu fazer os gols, mas isso ajuda a mente a estar preparada. Estou me sentindo leve e bem", garantiu.

Raniel estipulou uma meta pessoal de gols para a temporada que preferiu não revelar publicamente. Para alcançá-la, o atacante criou uma forma de estimular seus companheiros de Vasco: o pagamento de R$ 500 por cada assistência em 2022.

Após o primeiro gol pelo time cruzmaltino, na vitória por 4 a 2 sobre o Volta Redonda na estreia no Carioca, o agraciado foi o meia-atacante Bruno Nazário. Na rodada seguinte, depois do empate em 1 a 1 com o Boavista onde também deixou sua marca, o experiente Nenê foi quem se beneficiou do prêmio. "Jogar com o Nenê é muito fácil, se Deus quiser ainda vou fazer muito pix para ele", brincou o camisa 9 aos risos.

Já com um "prejuízo" de R$ 1 mil, Raniel torce para que o "bolso pese" ao fim da temporada com seu objetivo alcançado. "Eu tenho uma meta de gols, mas guardo para mim. Sei que vai ser difícil, vai pesar o bolso, mas estou preparado, já coloquei no caderno. Se Deus quiser, vou pagar, vou ser abençoado com os gols."

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h35 (de Brasília) desta quarta-feira (2)
Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho