Destaque em Tóquio-2020 no remo, Lucas Verthein é suspenso por doping

Por: Demétrio Vecchioli 

Responsável por recolocar o Brasil no mapa do remo mundial no adulto, Lucas Verthein está suspenso por doping. O atleta do Botafogo, semifinalista nos Jogos Olímpicos do Rio e considerado exemplo de superação por conciliar os treinos com outras atividades profissionais, testou positivo para o anabolizante oxandrolona.

Lucas alcançou, em Tóquio-2020, a melhor campanha de um brasileiro no remo nos Jogos Olímpicos: o sexto lugar na final B do single skiff, o que significa que ele ficou na 12ª colocação geral. O desempenho foi surpreendente para uma modalidade na qual o Brasil tem remado para trás nos últimos anos.

O carioca ganhou destaque também pela sua trajetória de superação. Antes da Olimpíada, ele acordava às 4h da manhã para conciliar os treinos, o trabalho em uma loja de produtos de informática que abriu com um amigo, a faculdade de administração de empresa e entregas de bicicleta das marmitas que a mãe fazia como ganha-pão.

De acordo com a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Lucas testou positivo para oxandrolona e seus metabólitos em um exame surpresa, fora de competição, colhido no último dia 13 de janeiro. Ele é o primeiro caso de doping do esporte brasileiro em 2022.