Distintos no mercado, Fluminense vê reserva surpreender e Botafogo aposta em garotos

Um dos clubes mais ativos na última janela de transferência, o Fluminense vê um velho conhecido, e não um recém-contratado, ganhar mais espaço neste início de temporada: o meia-atacante colombiano Jhon Arias.

Remanescente de 2021, ele foi o herói de duas das três vitórias do time tricolor no Campeonato Carioca e cria problema para o técnico Abel Braga montar sua equipe para o clássico com o Botafogo às 20h desta quinta-feira (10), pelo Campeonato Carioca.

Autor dos gols dos triunfos sobre Madureira e Flamengo, o jogador se mostra mais adaptado e indica brigar por vaga no time. Para o setor, o Fluminense acertou, por exemplo, com Nathan, reforço disputado no mercado e que interessava também ao Santos.

Anunciado em agosto do ano passado, ao custo de US$ 600 mil (R$ 3,1 milhões na cotação da época) para o Fluminense, em negociação com o Patriotas, também da Colômbia, Arias oscilou entre chances como titular e jogos em que saiu do banco até então.

Agora neste início de ano, ele, inclusive, já superou a marca de gols de 2020. Na temporada anterior foi apenas um, contra o Juventude, pelo Brasileiro, logo no terceiro jogo pelo clube. Ao todo, são 24 partidas disputadas e três gols marcados por Arias, que tem contrato até 2025.

Após o duelo com o Audax-RJ na quinta anterior (3), pela terceira rodada, Abel já havia feito elogios ao colombiano. "Foi incrível a utilidade dele no jogo passado [contra o Madureira]. Jogando por dentro do campo, acho que tem um rendimento melhor. Fez bem um segundo volante durante um determinado momento."

"É um jogador de muita velocidade, agressividade, tecnicamente bom. Teve aquela jogada que ele fugiu [não conseguiu o chute estando à frente do goleiro], ficou ali provado que sentiu um pouco o ritmo de jogo, estava cansado. É um jogador que está tendo uma utilidade muito grande", completou.

A utilização de Arias tem dependido neste início de ano do esquema adotado por Abel, que faz testes com um 3-5-2 e um 3-4-3. Na estreia, contra o Bangu, jogo para o qual o colombiano sequer foi relacionado, o treinador escalou cinco nomes no meio, tendo, além dos laterais, André, Yago Felipe e Nathan.

Já contra o Madureira, na segunda rodada, foram utilizados três atacantes, com Luiz Henrique de volta à equipe titular. Nathan entrou no intervalo, e Arias, no decorrer da etapa final, quando anotou o gol da vitória do Fluminense. O time ainda tem Paulo Henrique Ganso, ainda não utilizado nesta temporada.

Em oposição ao rival tricolor, o Botafogo se mostrou estagnado no mercado neste início de ano, por aguardar a finalização dos trâmites que criará a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do clube, mas pôde ao menos ver garotos das categorias de base despontarem na equipe.

Na última segunda (7), por exemplo, o time alvinegro retomou a liderança com dois gols de Matheus Nascimento contra o Nova Iguaçu. Já um dos destaques no triunfo sobre o Madureira, na rodada anterior, foi Raí, titular no meio campo após ter chamado atenção na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O técnico Enderson Moreira, que chegou a se queixar do atraso no mercado da bola após a estreia no Estadual, passou a adotar outro tom com o decorrer do torneio. Ele diz que o time tem diretrizes alinhadas com empresário John Textor, que terá 90% das ações da SAF do Botafogo, e está atento aos garotos.

"Estamos trabalhando, fazendo o que podemos fazer neste momento da melhor forma possível, bem concentrados em ver esses atletas jovens também. É um papel importante neste momento. No momento certo, tenho certeza que essas contratações serão feitas", disse.

Após a aprovação do contrato-vinculante - documento que demonstra um compromisso do comprador em executar o negócio ali indicado- pelo Conselho Deliberativo e Assembleia Geral, o Botafogo passou a atravessar um período de mudança no futebol.

A partir desta etapa concluída, o planejamento da pasta poderá caminhar de maneira mais concreta, inclusive com a contratação de novos nomes para o elenco alvinegro, que, apesar da falta de reforços até aqui, lidera o Carioca, com dez pontos, um a mais que o Fluminense.

Estádio: Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 20h (de Brasília) desta quinta-feira (10)
Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda