Palmeirenses estão entre os teens mais empolgantes de revista inglesa

Por: Luís Curro

A famosa revista inglesa FourFourTwo (FFT) publicou há alguns dias um texto intitulado "Os 50 mais empolgantes adolescentes do mundo do futebol". A lista, elaborada e comentada por Mark White, traz cinco dezenas de jovens futebolistas -jovens mesmo, de 15 a 19 anos-, apresentados em ordem decrescente, da posição 50 até a 1.
Brasileiros nela? Dois. Ambos do Palmeiras, o clube que representou o Brasil no mais recente Mundial de Clubes da Fifa e também o campeão de 2022 da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

O ponta-direita Gabriel Veron, 19, ocupa a 17ª colocação, e o centroavante Endrick, destaque na campanha na Copinha, a oitava. Endrick, 15, é o mais jovem dos 50 relacionados pela FFT. Eis o que White escreve sobre ele: "De tempos em tempos, o Brasil produz uma superestrela que define uma geração: Pelé, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Neymar. Endrick pode ser o próximo. Em cinco anos, marcou 165 gols em 169 jogos pelas categorias de base do Palmeiras. O mundo o cobiça, e ele pode escolher qualquer clube. Ainda é jovem, mas os primeiros relatos de sua maturidade, de sua determinação em campo e de sua ambição sugerem coisas boas". O garoto já despertou os olhares de grandes clubes, como o Barcelona e o Real Madrid, de acordo com publicações da mídia esportiva.

A respeito de Gabriel Veron, que já teria passado pelo radar de Barcelona, Manchester City, Manchester United e Juventus, o autor do texto da revista destaca sua "força, velocidade e finalização". Com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira, ele ainda é reserva na equipe de Abel Ferreira, mas tem tido oportunidades de jogar no time principal desde o primeiro semestre de 2020.

Entre os 50 teens que prometem estraçalhar no futebol no decorrer de suas carreiras, a FFT relacionou 15 ingleses, cinco espanhóis, quatro alemães e três holandeses, três franceses e três norte-americanos. São as nacionalidades que mais aparecem.

Da América do Sul, além dos brasileiros mencionados, há apenas mais um atleta, o meia ofensivo Facundo Farías, 19, do Colón. Facundo, Gabriel Veron e Endrick são também os únicos que atuam fora da Europa -por enquanto, pois a transferência para o velho continente, sabe-se, é questão de tempo.

O top 5 é ocupado, na ordem do primeiro ao quinto, pelo volante inglês Jude Bellingham, 18, do Borussia Dortmund, pelos espanhóis do Barcelona Pedri (meia) e Ansu Fati (ponta-esquerda), ambos 19, pelo ponta-direita inglês Harvey Elliott, 18, do Liverpool, e pelo meia ofensivo alemão Jamal Musiala, 18, do Bayern de Munique. Deles, Bellingham e Pedri são titulares absolutos em suas equipes e integram as seleções adultas de seus países, tendo ótimas chances de disputar a Copa do Mundo deste ano, no Qatar, assim como Musiala.