Líder do Carioca, Fluminense busca equilíbrio entre números e atuações

Líder isolado do Campeonato Carioca, o Fluminense já atingiu algumas marcas que podem ser consideradas notáveis neste início de temporada: seis vitórias consecutivas, 85% de aproveitamento e melhor defesa da competição.

Ainda assim, o cenário, que poderia parecer o mais otimista possível antes da viagem à Colômbia no domingo (20) para enfrentar o Millonarios pelo jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores, não inspira plena confiança nos torcedores.

Com 18 pontos somados em sete partidas, o time tricolor igualou as campanhas de 2017 e 2020, anos em que teve os melhores inícios no Estadual desde o título de 2012. Além disso, com o 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu na quarta-feira (16), alcançou a maior série de vitórias consecutivas em uma temporada desde 2018.

De todo modo, a equipe ainda busca fazer com que os bons números caminhem lado a lado com atuações mais consistentes. O último teste para alcançar isso antes da ida à Colômbia será às 19h deste sábado (19), diante do Volta Redonda, pelo Carioca.

Em 2018, também sob o comando do técnico Abel Braga, foram quatro triunfos no Carioca e dois na Copa do Brasil, enquanto, atualmente, todos foram pelo torneio do Rio de Janeiro -após a derrota para o Bangu, na estreia, derrotou Madureira, Audax Rio, Flamengo, Botafogo, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu.

Um dos clubes mais ativos na janela de transferência, o Fluminense, porém, ainda tenta o melhor encaixe para deslanchar. Das seis vitórias, cinco foram por 1 a 0 -a única fora deste escopo foi o 2 a 1, de virada, sobre o Botafogo-, e com desempenhos que não encheram os olhos da torcida.

O treinador, inclusive, se mostra incomodado com as chances que a equipe vem desperdiçando ao longo das partidas, apontando tal aspecto como algo a ser aprimorado. "Esse tipo de oportunidade na frente do goleiro aparece uma ou duas vezes, quando aparece. Temos de ter mais tranquilidade para matar o jogo."

Mesmo identificado com o clube das Laranjeiras, Abel não é unanimidade entre a torcida e, mesmo que após apenas alguns jogos, já vem sendo alvo de críticas. Houve partidas em que, mesmo com a vitória, ouviu vaias das arquibancadas -o próprio jogo contra o Nova Iguaçu pode ser citado como exemplo.

"Entendo a impaciência do torcedor, que quer ver três ou quatro gols, mas valeu a perseverança. Infelizmente não conseguimos fazer mais gols, mas o objetivo era a vitória", afirmou Willian Bigode após o compromisso mais recente.

Entre os quatro grandes do Carioca, o Fluminense foi o que menos balançou as redes, com sete gols. Em contrapartida, a equipe tem mostrado consistência defensiva, com apenas dois gols sofridos em sete jogos -a melhor do Estadual neste quesito.

No entanto, Abel precisará lidar com desfalques justamente na zaga nos próximos jogos. Nino sofreu uma pubalgia minutos antes do confronto com o Nova Iguaçu. O substituto imediato dele, David Duarte, se lesionou com 11 minutos em campo.

O treinador ainda já não havia escalado David Braz para a partida, de forma a preservá-lo para os próximos compromissos. A expectativa é que ele esteja à disposição apenas contra o Millonarios. Diante do Volta Redonda, o time terá Felipe Melo, Luccas Claro e Manoel.

Estádio: Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 19h (de Brasília) deste sábado (19)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães