Duplantis, o sueco voador

Por Marcelo Perillier

Ele tem apenas 20 anos, mas já entrou para os anais do atletismo. O sueco Armand “Mondo” Duplantis quebrou, em um intervalo de uma semana, por duas vezes seguidas, o recorde mundial indoor do salto com vara. 

A primeira marca, de 6,17 metros, foi estabelecida no Torneio de Torun, na Polônia. A segunda, de 6,18 metros, no Meeting Indor de Glasgow, na Escócia.

O recorde anterior, de 6,16 metros, era do francês Renaud Lavillenie, conquistado em 2014, no Pole Vault Stars, em Donetsk, na Ucrânia, ao bater a marca de 6,15 metros, do lendário Sergey Bubka, estabelecido no Torneio de Stuttgart, na Alemanha, em 1993. 

O ucraniano, por sinal, ainda detém o recorde mundial ao ar livre, de 6,14 metros, feito no Torneio de Sestriere, na Itália, em 1994.

Duplantis entra como um franco favorito para ganhar uma medalha na prova nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, juntamente com o próprio Lavillenie, o norte- -americano Sam Kendricks e o brasileiro iago Braz, que defende o título conquistado na Olímpiada do Rio, realizada em 2016.