Por:

Democratização vascaína

Por Pedro Sobreiro

As semanas do Vasco têm sido muito agitadas. Além do crescimento surpreendente no número de sócios, um movimento criado pelos torcedores pode mudar de vez o formato de gestão do clube da Colina Histórica.

Chamado de “Nova Resposta Histórica” - em alusão ao documento feito pelo clube nos anos 20, que foi o passo inicial na inclusão de negros e pobres no futebol brasileiro -, o movimento está convocando os sócios com direito ao voto para se unirem por desejo antigo da torcida: eleições presidenciais diretas.

A ideia só foi virar realidade após o empate entre Flamego e Vasco por 4X4, quando o grupo resolveu pensar no projeto de forma séria. Os membros estão trabalhando para conseguir a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária, baseada em pontos confusos do próprio Estatuto do Vasco e no Código Civil, que prevê a convocação em duas situações: destituir administradores e alterar o estatuto.

Eles querem realizar uma alteração no estatuto para acabar com a eleição indireta. Atualmente, o sócio vota no candidato cuja proposta seja mais adequada aos seus ideais. Esses votos são levados para análise do Conselho, que decide se vai acatar o resultado escolhido nas urnas ou se vão optar por outro candidato.

A Nova Resposta Histórica está sendo realizada em etapas. A primeira, conforme indicado no Código Civil, é o recolhimento de fichas dos sócios aptos a votar. É previsto por lei que a convocação de uma Assembleia Geral seja realizada se houver a concordância de um quinto (20%) dos associados. Em outras palavras, o grupo está em busca de recolher aproximadamente 1.300 fichas para evitar qualquer questionamento sobre o processo.

Para isso, eles espalharam diversos pontos de recolhimento e até criaram uma caixa postal para que os torcedores de fora do Rio possam participar.

Assim que conseguirem as fichas, elas serão apuradas e encaminhadas para o presidente da Assembleia protocolar o pedido, que será aprovado ou não pelos sócios. É um trabalho árduo que pretende conscientizar o sócio sobre seu poder de decisão no clube e resgatar a vontade do torcedor de fazer parte da vida do Vasco. 

Você pode conferir os pontos de coleta de fichas e todos os detalhes do prjeto no site novarespostahistorica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.