Clubes-empresas começam a surgir no horizonte de 2020

A aprovação do Conselho Deliberativo para o Botafogo ser gerido como clube-empresa é o pontapé inicial para uma alternativa às dívidas homéricas causadas por anos de gestões ruins nos clubes brasileiros.

O projeto prevê que o departamento de futebol funcione como a Botafogo S/A, sem envolver a parte social do clube. Dessa forma, os investidores vão trabalhar para sanar a dívida do Alvinegro, que está cada vez mais próxima do bilhão

Conseguindo equacionar as dívidas e ir resolvendo essas questões financeiras, a ideia é que o Botafogo possa enfim voltar aos seus tempos de glória, como um dos times mais competitivos e tradicionais do Brasil. Espera-se que o projeto esteja em curso até o meio da próxima temporada.

Já o Bragantino, que agora é controlado pela Red Bull, vem para a Série A do Brasileirão como forte candidato a sensação do campeonato.

APOSTAS

Com um aporte de até R$ 200 milhões de investimento e uma filosofia de contratações fantástica, o time do interior paulista vem com tudo para 2020. O primeiro sinal disso são as contratações. Apenas jogadores com potencial de crescimento, trazidos com contratos de cinco anos e muito jovens.

Esses dois são os times modelo para a possível entrada de empresas na gestão do futebol brasileiro. Vale muito a pena ficar de olho no desempenho dos dois na temporada 2020, que será histórica. (P. S.)