Por:

Futebol | Fluminense vê Carioca como chance de retomada para Ganso e Miguel


Por Caio Blois (UOL/ Folhapress)

O Fluminense inicia nesta quinta-feira (4), às 18h, em duelo com o Resende, no Maracanã, sua trajetória no Campeonato Carioca, visto como "chance de ouro" para dois jogadores importantes para o elenco: Miguel e Paulo Henrique Ganso. Os dois meias iniciam a nova temporada no grupo comandado pelo auxiliar Aílton, que jogará as primeiras rodadas do Carioca. O objetivo, além de descansar titulares e reservas mais utilizados no Brasileiro, é aproveitar ao máximo o tempo do elenco com o novo técnico, Roger Machado.

Em paralelo, o time tricolor acompanha a finalíssima da Copa do Brasil. Caso o Palmeiras fique com o título, a pré-temporada do Fluminense, então classificado à fase de grupos da Libertadores, será esticada até a estreia no torneio continental. Se o Grêmio vencer, no entanto, os cariocas terão de enfrentar o Ayacucho (PER) já na próxima terça (9). Assim, Roger pode ter apenas uma semana antes da primeira partida no mata-mata continental. Também por isso, o Estadual é a chance dos jogadores mostrarem trabalho. Tanto o jovem ainda valorizado como o veterano que precisa se provar no clube são esperanças para a competição.

Em 2020, Miguel começou o Carioca, ainda antes da pandemia, como um dos destaques do então time de Odair Hellmann, repleto de reservas. Na sequência da temporada, entretanto, decepcionou: entrou em campo apenas mais seis vezes entre a Copa do Brasil, a Sul-Americana e o Brasileiro. Tido com uma joia nas divisões de base de Xerém, o meia, que completa 18 anos no próximo dia 26, já tem no currículo duas temporadas entre os profissionais e muita pressão sob os ombros. Ainda sem "explodir", Miguel viu sua geração fazer história na base em 2020 enquanto ficava muitas vezes fora até do banco de reservas no time de cima. Apesar de ter idade para disputar outras três categorias, seu estafe prefere o status atual no elenco principal, o que divide opiniões.

Seu pai e empresário, José Roberto, já se envolveu em problemas com treinadores e dirigentes no Fluminense e na CBF. Por isso, o jovem, que também tem cidadania portuguesa, não tem seu nome lembrado em convocações da seleção brasileira na base. Para Miguel, o Carioca é também um teste de fogo. Com contrato até o fim de 2021, ele é uma das "bolas da vez" para ser negociado pelo Fluminense no mercado, desejo de todos no clube. As boas atuações ajudariam e muito, assim como a maioridade que será alcançada ao fim do mês.
O interesse dos europeus é antigo. O Paris Saint-Germain por pouco não fechou sua contratação ainda antes de assinar seu primeiro contrato profissional. Juventus, Manchester City e Bayer Leverkusen também buscaram informações sobre ele.
Agenciado pela TFM, a mesma empresa que cuida da carreira de Marcos Paulo, o jovem também quer atuar no futebol europeu. Já o Fluminense não quer perder mais uma joia de graça.

Paulo Henrique Ganso, por sua vez, chegou ao Fluminense em 2019 com muita festa da torcida, que lotou o saguão do aeroporto Santos Dumont. De lá para cá, acumulou boas atuações, confusões, polêmicas e lesões. O bom 2020 do time tricolor não contou com muita contribuição de seu camisa 10, relegado ao banco de reservas e com muitos problemas físicos na temporada, como a apendicite que o tirou da reta final do Brasileiro. Recuperado, o meia de 31 anos entra no terceiro de seus cinco anos de contrato já sem grandes esperanças do torcedor, mas com atenção redobrada do clube. Novo comandante, Roger Machado já falou a pessoas próximas o quanto gosta do futebol do jogador e que conta com ele para a temporada.

O recomeço de Ganso será com Ailton, técnico do sub-23 que iniciará o Estadual. No Carioca, o camisa 10 terá tempo de jogo e oportunidade de liderar jovens e jogadores velozes. O plano é considerado ideal internamente para que o meia recupere, sobretudo, a confiança em seu corpo, maltratado por lesões, e a mente, preocupada com a pressão externa e as críticas do torcedor que o abraçou em sua chegada.

Nenhum dos dois está confirmado no time que começa o jogo contra o Resende. Além deles, outros rostos conhecidos do Fluminense estarão em campo, como Marcos Paulo, que deixará o clube no meio do ano rumo ao Atlético de Madri (ESP). O jovem deve comandar o ataque do Fluminense, que ainda terá John Kennedy e Samuel. Ainda há dúvidas na escalação, que foi bastante modificada nos amistosos que o clube tricolor disputou em sua preparação -somou uma vitória, um empate e uma derrota em três jogos.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h (de Brasília) desta quinta-feira (4)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Transmissão: Record TV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.