Por:

Roger testa opções no Fluminense à espera de reforços e Libertadores

Caio Blois (Folhapress)

Com tempo para preparar o Fluminense até a estreia na Copa Libertadores, Roger Machado testa mudanças na estrutura da equipe. Sem mexidas radicais, o treinador não quer alterar o modelo, mas dar novas opções para o time para 2021. Um dos testes já feitos foi a entrada de mais um homem de marcação no meio de campo. No segundo tempo da vitória sobre o Boavista na terça (23), a terceira seguida à frente do Fluminense, o técnico colocou Wellington na vaga de Michel Araújo, adiantando Martinelli e Yago, que puderam atuar com mais liberdade. Pedido do treinador, o novo volante tricolor deve ter bastante espaço na temporada.

"Um jogador com peso para marcar ali no meio e pressionar alto o zagueiro adversário, por vezes, é melhor do que um jogador com características mais leves. E isso deixa as beiradas leves: ao roubar a bola pelo centro, conseguimos encontrar essas profundidades", explicou Roger após o jogo.

Além disso, o novo comandante do Fluminense, que enfrenta o Volta Redonda nesta sexta (26), também observa a possibilidade de ter uma dupla de ataque. Assim, o meio de campo funcionaria como um losango, com Nenê como um legítimo camisa 10, à frente do tripé que Roger pretende usar.

O treinador acredita que Fred poderia se beneficiar de um companheiro mais próximo, por dentro. John Kennedy, atacante goleador e com mobilidade, hoje é uma opção importante no setor, mas pontas como Luiz Henrique, Gabriel Teixeira, Kayky e Caio Paulista estão bem avaliados, o que pesa a favor da manutenção do esquema com dois jogadores pela beirada.

Não à toa, a busca do Fluminense no mercado tem sido por atacantes que possam jogar com ou sem Fred, tanto pela ponta como centralizados, como Willian Bigode, do Palmeiras, e Eduardo Sasha, hoje no Atlético-MG. O desempenho dos jovens de Xerém tem chamado a atenção do treinador, que pediu reforços, apesar de não ver grandes necessidades no elenco tricolor, que não perdeu peças para 2021.

"Essa é a nossa proposição: dar campo a jogadores jovens e sentir como eles vão se comportar nos compromissos duros, porque isso pode, inclusive, fazer com que a gente mude a questão de planejamento em busca de jogadores com características iguais a do Gabriel [Teixeira] e do Kayky no mercado. Então, além da estratégia, também tem o desejo de perceber esses jogadores", disse Roger.

Uma das demandas de Roger é ter mais um zagueiro do tipo construtor, como Nino, que foi muito bem na estreia na nova temporada e recebeu elogios do técnico. Outras opções consideradas oportunidades de mercado, naturalmente, serão avaliadas. Sem pressa, o Fluminense usa o calendário ao seu favor enquanto aguarda o sorteio da Libertadores, que acontecerá em 9 de abril, em Luque, no Paraguai, sede da Conmebol. A competição deve iniciar na segunda quinzena do próximo mês.

Estádio: Bacaxá, em Saquarema (RJ)
Horário: 16h (de Brasília) desta sexta-feira (26)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Transmissão: FluTV e Carioca Play

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.