Cartões mostram fragilidade do Botafogo neste início de temporada

Folhapress

O empate contra a Portuguesa-RJ no último domingo (4) por 1 a 1 não foi bom para o Botafogo, pois tirou a chance de o time alvinegro de encostar nas primeiras posições do Campeonato Carioca.

Mais do que isso, o jogo também fez a equipe alcançar uma marca negativa de 16 cartões amarelos recebidos em seus últimos cinco jogos, atribuídos a 13 jogadores diferentes do Botafogo, que enfrenta o Volta Redonda neste sábado (10), em busca de recuperação.

A média de mais de três cartões amarelos por partida nos últimos jogos reforça a necessidade de o time se organizar defensivamente e ter maior controle emocional, já que, em boa parte dos casos, a advertência veio por alguma falta dura ou interrupção de ataque perigoso do adversário.

Na partida contra a Portuguesa, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Chamusca teve sete cartões amarelos, número elevado, ainda mais se levar em conta que o time jogou com um jogador a mais em todo o segundo tempo.

A expulsão de Muniz, volante da Portuguesa, mostrou mais uma fragilidade do Botafogo: criar jogadas. Mesmo com a superioridade numérica, o time alvinegro pouco pressionou e viu o adversário ter o controle da partida, maior posse de bola, empatar em belo gol de Chay e quase virar.

Já no clássico diante do Flamengo, que aconteceu no dia 24 de março, o Botafogo teve Kanu expulso aos 21 minutos da segunda etapa, o que praticamente impediu qualquer reação do time que perdia por 1 a 0 e que chegou a levar o segundo na reta final.

A dois pontos do G-4 do Carioca, o Botafogo tenta agora uma rápida mudança de postura, a três rodadas do fim da etapa de grupo da Taça Guanabara. Na quarta seguinte (14), a equipe alvinegra ainda terá jogo decisivo contra o ABC, que valerá vaga na terceira fase da Copa do Brasil.

Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Horário: 21h05 (de Brasília) deste sábado (10)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Transmissão: TV Record, BotaTV e Carioca Play