Por:

PSG x City vira última chance para Neymar ser o Bola de Ouro de 2021

Folhapress

Com boas, mas poucas partidas realizadas na temporada, Neymar tem chance reduzida de ser o Bola de Ouro em 2021. No entanto, a possibilidade de conquistar o objetivo que o fez trocar o Barcelona pelo Paris Saint-Germain depende basicamente do confronto de volta pela semifinal da Liga dos Campeões, hoje (4), com o Manchester City, às 16h (de Brasília). Reverter a vantagem de 2 a 1 do time inglês é algo essencial para o brasileiro aparecer, ao menos, entre o Top 3 da premiação.

O tradicional prêmio Bola de Ouro é concedido pela revista francesa "France Football" ao melhor jogador da temporada. A disputa é diferente do prêmio da Fifa, The Best, que avalia o melhor jogador do mundo pelas exibições realizadas no ano inteiro, dando assim a Neymar mais avaliações no segundo semestre, com participações importantes pela seleção brasileira na Copa América e nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com nomes de peso como Robert Lewandowski, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já fora da disputa da Liga dos Campeões, passou a ser hipótese plausível considerar Neymar como forte candidato ao Bola de Ouro. No entanto, como só atuou em 26 dos 51 jogos do PSG na temporada, ser campeão do torneio continental passou a ser praticamente obrigatório.

Atualmente, Neymar tem como um dos principais concorrentes ao prêmio o próprio companheiro de PSG Kylian Mbappé. Só que o atacante francês segue como dúvida para o jogo por conta de uma lesão na panturrilha -a tendência é de que comece o confronto no banco de reservas. Isso acontecendo, o peso do confronto para o brasileiro será ainda maior.

Passar pelo Manchester City ainda significa para Neymar diminuir a chance de o favorito Kevin De Bruyne ganhar o Bola de Ouro. Ele foi o eleito pela Uefa como o melhor em campo no confronto de ida diante do PSG e tem ainda o peso de ser um dos principais jogadores do time na campanha do título quase assegurado do Campeonato Inglês.

No âmbito nacional, Neymar e Mbappé ainda precisam assegurar a conquista do Campeonato Francês para se colocarem em patamar próximo do belga. O PSG está um ponto atrás do líder Lille, restando apenas três partidas para o fim da competição.

Na temporada, Neymar tem 26 jogos, 15 gols e dez assistências. Mbappé tem 43 jogos, 37 gols e 10 assistências. Já De Bruyne tem 37 jogos, 9 gols e 17 assistências. Outro jogador destacado na mídia europeia em condições de vencer o Bola de Ouro é o atacante francês Karim Benzema, destaque do Real Madrid, que atualmente disputa a semifinal da Liga dos Campeões e segue com chance de título do Campeonato Espanhol.

Em 2020, o troféu Bola de Ouro não foi realizado por conta da interrupção da temporada do futebol na fase inicial da pandemia do coronavírus. Na edição anterior, em 2019, o ganhador foi Lionel Messi, seguido por Virgil Van Dijk e Cristiano Ronaldo. Neymar, com temporada marcada por lesão no pé direito, e eliminação do PSG para o Manchester United na fase oitavas de final da Liga dos Campeões, não apareceu na lista entre os 10 melhores jogadores. Seus melhores resultados foram em 2015 e 2017, quando ficou em terceiro lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.