Carioca tem final já esperada com Fluminense e Flamengo, diferentes entre si

Alexandre Araújo e Caio Blois (Folhapress)

Fluminense e Flamengo fazem uma final de Campeonato Carioca que não chega a causar surpresas. Classificados à Copa Libertadores, ambos iniciaram o Estadual mais tranquilos que os rivais Botafogo e Vasco, que atravessam reformulação após o rebaixamento à Série B.

Com boas campanhas no último Campeonato Brasileiro -que renderam o título aos rubro-negros e a vaga na Libertadores aos tricolores-, as equipes deram continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado, mantendo a estrutura do time titular e, até mesmo, se dando ao luxo de utilizar reservas e jogadores da base.

Os destaques apontados nos dois clubes nesta disputa do Estadual, inclusive, são nomes que não figuram entre os titulares. Nas Laranjeiras, Ganso, Gabriel Teixeira, Cazares e Caio Paulista podem ser citados como exemplos, enquanto Pedro, Rodrigo Muniz, Michael e Vitinho se sobressaem no lado da Gávea.

Apesar de algumas semelhanças entre os dois finalistas no âmbito geral, o clássico guarda também muitas diferenças entre os clubes, a começar pela opinião sobre a presença de público nas finais. O Flamengo é favorável à utilização de 30% da capacidade, enquanto o Fluminense é contrário à medida.

Ao menos o primeiro encontro, marcado para este sábado (15), no Maracanã, não contará com torcida nas arquibancadas. A presença de torcedores na segunda jornada dependerá do aval da Prefeitura do Rio de Janeiro, sob gestão Eduardo Paes (DEM), que mantém decreto que suspende a ocupação de estádios.

Fluminense e Flamengo também guardam diferenças no banco de reservas. Enquanto Roger Machado, contratado para a atual temporada, busca dar sua cara ao time, Rogério Ceni está a caminho de seu sétimo mês à frente do time rubro-negro, já tendo sido campeão do Brasileiro e da Supercopa do Brasil.

Além do treinador, o Fluminense contratou mais oito reforços em 2021 -os zagueiros David Braz, Manoel e Rafael Ribeiro, o lateral Samuel Xavier, o volante Wellington, o meia Cazares e os atacantes Abel Hernández e Bobadilla-, em oposição ao comedido Flamengo, que trouxe apenas o zagueiro Bruno Viana.

Um outro ponto que separa os rivais é a questão econômica. O Fluminense, apesar do pacote de novos nomes, ainda enfrenta dificuldades nos cofres e tenta equilibrar as contas. Já o Flamengo demonstra uma saúde financeira melhor, tendo poder de investimento e passando longe das crises de outrora.

Os flamenguistas ainda chegam ao duelo com leve favoritismo. Os tricolores, no entanto, levaram a melhor em clássicos recentes: venceram os dois encontros deste ano, no segundo turno do Brasileiro da última temporada, de virada, e na primeira fase do Carioca, por 1 a 0, quando ambos usaram times alternativos.

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 21h05 (de Brasília) deste sábado (15)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Transmissão: TV Record, Carioca Play, Flu TV e Fla TV