Por:

Projeto do grupo Negro Muro quer imortalizar Barbosa em muro de São Januário

Por Pedro Sobreiro

O goleiro histórico e um dos maiores ídolos da história do Vasco da Gama vai ganhar uma homenagem para eternizá-lo no muro do parque aquático de São Januário, de frente para as arquibancadas que defendeu por anos na carreira.

O futuro mural é uma iniciativa do produtor e pesquisador cultural Pedro Rajão e do artista Cazé, do Negro Muro, um projeto criado por eles para homenagear ícones da cultura negra com artes em muros de regiões que tenham relações com as figuras históricas retratadas.

Segundo o produtor Pedro Rajão, tudo começou há mais de dez anos, com uma pesquisa para um documentário sobre o nigeriano Fela Kuti, criador do Afrobeat. Por meio de João Marcos Braga, ele conheceu o artista Cazé, e eles decidiram homeagear o artista nigeriano por meio do grafite.

“A partir da pesquisa e da minha ânsia de divulgar mais a música do Fela Kuti e tudo que ele carrega enquanto discurso político, racial e estético, eu vi no grafite uma arte mais direta, mais democrática, mais acessível [...] O Cazé topou essa ideia louca e fizemos a primeira arte do Fela. Essa foi a semente da coisa, que se consolidou como o Negro Muro em 2018”, disse Rajão.

Dentre os ícones homenageados estão Pixinguinha, Abdias do Nascimento, Elza Soares, Mãe Beata de Iemanjá, Lima Barreto, Cartola, Dona Orosina Vieira, João Cândido e a vereadora Marielle Franco.

A ideia da arte de Barbosa vem para cumprir um antigo desejo do grupo de homenagear um jogador de futebol, mas escolher a imagem que será retratada não foi fácil.

“Para mim, ele é o caso mais emblemático do racismo explícito no esporte brasileiro. Um goleiro extremamente vitorioso, que ganhou vários títulos pelo Vasco e pela Seleção, mas que foi perseguido até o final da vida pelo Maracanazzo. Então, no ano do centenário dele, no ano que São Januário foi oficializado como patrimônio histórico, cultural, político e social do Rio de Janeiro, em projeto do vereador Tarcísio Motta, que é historiador e também vascaíno, nada melhor, né? Acho que é o momento certo de se fazer essa homenagem. E sempre é muito difícil de escolher uma única foto, né? Mas é uma parte do trabalho muito satisfatória de se fazer, essa pesquisa de arquivo e a montagem do layout e projeto gráfico. É uma parte muito interessante. É muito legal brincar de Indiana Jones dos arquivos. Mas essa foto do Barbosa é clássica e linda. Ele tá com o olhar pra frente, com o olhar confiante. Ele aparece ali como um herói... Eu tenho muitos problemas com a questão do herói, mas se a gente tem heróis, eles são essas figuras que a gente está colocando [nas artes], como Pixinguinha, Elza Soares, João Cândido e Barbosa”, afirmou o produtor.

Quem quiser ajudar neste e noutros projetos do Negro Muro, pode fazer transferência via Pix pela chave 21996405953, ou entrar no link benfeitoria.com/barbosa100 e escolher um plano de apoio.

"O Benfeitoria um site bem didático em que você pode pagar em 6x no cartão de crédito, boleto, e é isso. Mandando mensagem pra gente no Facebook, e-mail ou Instagram, estamos sempre abertos para tirar dúvidas, falar sobre projetos futuros e construir um projeto de memória negra. O Negro Muro, para mim, é isso", disse Pedro Rajão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.