Por:

Lewis Hamilton vence pela centésima vez na F1

Por Marcelo Perillier

A chuva foi a grande protagonista do GP da Rússia. O fim de semana instável em Sochi provocou uma classificação inesperada e uma corrida animada no fim. No final, o “patrão” Lewis Hamilton, com sua sorte de campeão, recebeu a quadriculada pela 100ª vez na Fórmula 1, estabelecendo mais um recorde na principal categoria do automobilismo mundial.

A vitória só não foi muito comemorada porque Max Verstappen, que largou em último, ficou em segundo e continua na briga pelo título em 2021. O próximo GP será o da Turquia, daqui a duas semanas, em 10 de outubro.

A instabilidade do tempo na cidade russa provocou uma tomada de tempo emocionante, com uma classificação impensável: Lando Norris, da McLaren, na pole, Carlos Sainz, da Ferrari, em segundo, e de George Russell, da Williams, em terceiro, e Lewis Hamilton, da Mercedes, em quarto. Além disso, Max Verstappen, da RBR, em 20º, por ter trocado o motor.

Na largada, Carlos Sainz aproveitou o vácuo e passou Norris, com Russell em terceiro. Já Hamilton foi cauteloso demais, perdendo posições para Ricciardo e Stroll.

Na primeira troca de pneus, Norris passou Sainz e Hamilton foi escalando o pelotão, até ficar em segundo, na cola do jovem da McLaren.

Porém, faltando dez voltas para a bandeirada, a grande protagonista do fim de semana resolveu aparecer. Primeiro, com uns pingos nas curvas 5 e 7. Depois, uma tormenta rápida, mas volumosa, obrigando os pilotos a trocarem os pneus para os de chuva intermediária.

E foi nessa hora que a experiência de um piloto de 36 anos e heptacampeão do mundo falou mais alto do que a de um de 21, buscando sua primeira vitória na F1, pois Norris resolveu ficar um pouco na pista, achando que a chuva iria parar.

No final, a comemoração de Hamilton pela 100ª vitória, a frustração de Norris – que aprendeu uma boa lição pela teimosia – e uma alegria de Verstappen, que ficou apenas a dois pontos do inglês na classificação geral da competição.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.