Novo embaixador nos EUA

Por Karine Melo/ Agência Brasil

Após passar por sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado na quinta-feira (13), o diplomata Nestor Forster foi aprovado, por unanimidade, pela CRE para assumir a embaixada do Brasil nos EUA. Indicado em outubro passado pelo presidente Jair Bolsonaro, ele precisa passar pelo crivo do plenário da Casa. A votação deve acontecer ainda antes do carnaval.

Forster - que já comanda a representação diplomática na prática como encarregado de negócios - avaliou como “histórica” a visita de Bolsonaro ao presidente norte-americano, Donald Trump, em março de 2019. Para ele, o principal resultado do encontro entre os dois presidentes foi a mudança de posição dos EUA com relação ao pleito do Brasil de integrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

- Nos Estados Unidos, havia resistência ao fato de os Estados Unidos apoiarem o Brasil. Naquele momento, o presidente americano anuncia, então, o apoio firme à candidatura do Brasil, como tem sido demonstrado ao longo do processo que já se inicia.

Ao enfatizar que a diplomacia não pode se esgotar na conversa entre os dois chefes do Executivo, ele disse que é importante fortalecer a relação entre os dois países “aproveitando a excelente química” entre os dois chefes de Estado.

Ele destacou uma designação especial de aliado preferencial extra-Otan, abrindo ao Brasil as portas de uma cooperação mais profunda na área de defesa, na área militar.

Entre os desafios, Forster ressaltou avançar em uma demanda do setor privado para algo que, segundo ele, se arrasta há muito tempo: um acordo que permita evitar a bitributação para empresas, pessoas físicas e para indivíduos.

- Isso teria grande alcance na facilitação de comércio entre os dois países, no aumento da eficiência do comércio e tudo isso. É algo complexo, está na mesa há muito tempo, também está sendo examinado.

Na área de Saúde, lembrou a integração entre fundações brasileiras como a Fiocruz. Entre os desafios estão pesquisas de vacina para o vírus da zika e outras enfermidades.