Por:

Estamos na metade do caminho para acordo com a Ucrânia, diz Rússia?

Por: Igor Gielow

O negociador-chefe da Rússia na crise ucraniana, Vladimir Medinksi, disse nesta sexta-feira (18) que "estamos na metade do caminho" para chegar a um acordo em que Kiev aceite salvaguardas de segurança para renunciar à adesão à Otan (aliança militar ocidental), objetivo central da guerra russa contra o vizinho.

A fala foi feita no dia em que mísseis russos atingiram os arredores do aeroporto de Lviv, segundo autoridades ucranianas, no que seria mais um ataque de Moscou contra a cidade a oeste da Ucrânia e a cerca de 70 quilômetros da fronteira com a Polônia, país membro da Otan.

Pelo menos três explosões foram ouvidas. "Vários mísseis atingiram uma oficina de reparo de aviões. O edifício foi destruído pelos disparos. O funcionamento da fábrica já havia sido suspenso, então não há vítimas no momento", escreveu no Facebook o prefeito da cidade, Andrii Sadovi.

Com Kiev cercada por forças da Rússia, órgãos e embaixadas que atuavam na capital da Ucrânia se mudaram para Lviv, grande cidade no oeste do país, que também tem sido um dos principais destinos de ucranianos fugindo dos campos de batalha no leste. Mas a Rússia ampliou o raio de ataques e, no domingo (13), bombardeou instalações militares na região, atentado que deixou dezenas de mortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.