Diplomacia da Rússia diz não ver riscos em região separatista da Moldova e querer solução pacífica

O vice-chanceler da Rússia, Andrei Rudenko, afirmou nesta segunda-feira (25) que não vê riscos para a população russa na Transdnístria, enclave separatista na Moldova que faz fronteira com a Ucrânia.

"Nossa posição permanece a mesma: somos a favor de uma solução pacífica para o problema da Transdnístria, respeitando a integridade territorial da Moldova", afirmou o diplomata a repórteres, segundo a agência russa Interfax.

A fala vem dias após o vice-comandante do Distrito Militar Central da Rússia, Rustam Minnekaiev, sugerir que a segunda fase da guerra -chamada por Moscou de "operação militar especial"- teria como um de seus objetivos conquistar a porção sul ucraniana e conectá-la à Transdnístria.

O general, na ocasião, argumentou que a população pró-Rússia no enclave separatista tem sido vítima de opressão. Assim, as forças russas estariam em uma espécie de missão de salvamento.

Separatistas apoiados por Moscou assumiram o controle da estreita faixa de terra de 400 km em 1992. A região, porém, nunca foi reconhecida internacionalmente -nem mesmo pela Rússia.