Punir a Rússia cria ameaça à existência da humanidade, diz ex-presidente Medvedev

Dmitri Medvedev, ex-presidente da Rússia e hoje um dos aliados mais próximos de Vladimir Putin, criticou nesta quarta-feira (6) as investigações internacionais sobre possíveis crimes de guerra cometidos por seu país.

Medvedev disse que punir um país que tem o maior arsenal nuclear do mundo -ao lado dos EUA, a Rússia herdou o maior conjunto de ogivas atômicas- seria absurda.

"Isso cria uma potencial ameaça à existência da humanidade."

Ele, que hoje atua como número 2 do Conselho de Segurança russo, despendeu críticas especialmente aos EUA, que chegaram a contratar um ex-caçador de colaboradores da Alemanha nazista para ajudar a Ucrânia a investigar crimes de guerra.

"Toda a história americana, desde a conquista dos índios, é uma sangrenta guerra de aniquilação", escreveu Medvedev no aplicativo de mensagens Telegram. "Quem é que vai nos julgar? Aqueles que cometem crimes de guerra impunemente mas não são condenados porque financiam as estruturas internacionais?", questionou.

Em recado a Washington, o ex-presidente ainda citou passagens da Bíblia: "Não julguem, para que vocês não sejam julgados (...) Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá suportar?"