Por:

Aumenta o conflito no Oriente Médio

Por Folha Press

A escalada de tensão no Oriente Médio teve novos capítulos nesta segunda-feira (16). O Irã anunciou ter interceptado um navio suspeito de contrabandear combustível e deteve os 11 membros de sua tripulação, segundo a TV estatal do país. No sábado, os rebeldes huthis atacaram a infraestrutura saudita, provocando redução da produção de 5,7 milhões de barris por dia, cerca de 6% do abastecimento mundial.

A embarcação levava 250 mil litros de combustível e foi capturada perto do estreito de Hormuz, importante rota de transporte de petróleo. “Este navio ia de Bandar Lengeh para os Emirados Árabes Unidos”, disse o brigadeiro-general Ali Ozmayi no relatório. Nos últimos meses, o Irã anunciou a interceptação de ao menos quatro navios estrangeiros, também pela acusação de que estariam contrabandeando petróleo. 

A tensão no Oriente Médio aumentou muito neste ano, depois que os EUA impuseram fortes sanções contra o Irã, na expectativa de forçar o país a aceitar um acordo que restrinja ainda mais o uso de tecnologia nuclear. Também nesta segunda, os rebeldes houthis ameaçaram fazer novos ataques contra instalações petrolíferas da Arábia Saudita. No sábado (14), um atentado com drones, reivindicado pelos houthis, comprometeu 50% da produção de petróleo do país.

“Nós garantimos ao regime saudita que a nossa longa mão pode atingir qualquer lugar que queremos, e em qualquer momento”, disse Yahya Sare, porta-voz dos Houthis, à TV al-Masirah. No Iêmen, há uma guerra civil em andamento. O governo, que perdeu o controle de várias partes do território, é apoiado pela Arábia Saudita, e os rebeldes, segundo os EUA, recebem ajuda do Irã. 

Os EUA acusaram o Irã de estar por trás do ataque de sábado. O secretário de Estado, Mike Pompeo, disse que não há provas de que o ataque tenha procedido do Iêmen, e disse que o país “terá de prestar contas de sua agressão”.

"O fornecimento de petróleo da Arábia Saudita foi atacado. Há motivos para acreditar que conhecemos o culpado”, escreveu o presidente Donald Trump em uma rede social. Ele disse ainda que espera mais informações do governo saudita para decidir quais ações serão feitas. 

“Lembrem quando o Irã abateu um drone, dizendo que ele estava em seu “espaço aéreo” quando, na verdade, não estava nem perto. Eles se apegaram fortemente a essa história sabendo que era uma grande mentira. Agora eles dizem que não tem nada a ver com o ataque na Arábia Saudita. Vamos ver?”, publicou Trump. O porta-voz do ministério iraniano das Relações Exteriores, Abbas Mussavi, afirmou que estas acusações são insensatas e que só buscam justificar futuras ações contra o Irã. O príncipe-herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, assegurou que seu reino “quer e pode responder a esta agressão terrorista”.

No Brasil, as ações da Petrobras tiveram valorização de 5% na abertura do pregão. O presidente da Agência Nacional do Petróleo, Décio Odoni, disse que o conflito pode aumentar o interesse mundial pelo pré-sal brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.