Por:

Mudança climática é desafio para pós-pandemia, diz papa na Cúpula do Clima

Luciano Trindade (Folhapress)

Em breve discurso durante a Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o papa Francisco afirmou ver as mudanças climáticas e a necessidade de preservar o ambiente como alguns dos maiores desafios da humanidade no período pós-pandemia de Covid-19.

Na reunião virtual liderada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, o pontífice elogiou a iniciativa de líderes globais de buscar soluções. "Saúdo a vós que estais reunidos nesta iniciativa que me parece feliz. Uma iniciativa que nos coloca no mesmo caminho, toda a humanidade por meio de seus líderes", afirmou Francisco. "E isso assume um significado muito maior porque é um desafio que temos no pós-pandemia."

O papa disse ainda que o encontro desta quinta permitiu alinhar as diretrizes para a reunião da COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021), programada para ser realizada na cidade de Glasgow, na Escócia, entre os dias 1º e 12 de novembro.

"[Esta reunião] nos coloca na estrada para nos encontrarmos em Glasgow, para assumirmos o controle da natureza, dom que recebemos e que temos que curar, proteger e levar adiante", afirmou o chefe da Igreja Católica, ao participar da segunda sessão da cúpula, sobre investimentos para soluções climáticas.

Francisco enfatizou que a crise provocada pela pandemia ainda não acabou e que ela deixará marcas. "Sabemos que de uma crise não se sai igual: ou saímos melhor ou pior. E nossa preocupação é ver o meio ambiente mais limpo, puro e preservado. Precisamos cuidar da natureza para que ela cuide de nós."

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.