Por:

Índia se aproxima de 20 milhões de casos de covid-19

A Índia relatou hoje (3) mais de 300 mil novas infecções pelo novo coronavírus pelo 12º dia seguido, o que elevou o número total de casos a quase 20 milhões. Cientistas preveem um pico da pandemia nos próximos dias.

Com 368.147 casos novos nas últimas 24 horas, o total de infecções no país está em 19,93 milhões, as mortes aumentaram 3.417 e chegaram a 218.959, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Especialistas dizem que os números reais no país, de 1,35 bilhão de habitantes, podem ser de cinco a dez vezes superiores à contagem oficial.

O Ministério da Saúde informou que nesta segunda-feira os casos positivos caíram em relação ao número de exames pela primeira vez desde 15 de abril.

Os casos de coronavírus na Índia podem atingir o pico entre 3 e 5 de maio, segundo modelo matemático de uma equipe de cientistas que aconselha o governo -  uma prévia, já que o vírus se dissemina mais rápido do que o esperado.

Hospitais estão completamente cheios, os suprimentos de oxigênio médico estão escassos e necrotérios e crematórios estão lotados, enquanto o país lida com a disparada de casos.

Ao menos 11 estados e territórios impuseram algum tipo de restrição para tentar conter as infecções, mas o governo do primeiro-ministro Narendra Modi reluta em anunciar um lockdown nacional devido à preocupação com o impacto econômico.

"Em minha opinião, só uma ordem nacional de permanência em casa e a declaração de uma emergência médica ajudarão a enfrentar as atuais necessidades de cuidados de saúde", disse Bhramar Mukherjee, epidemiologista da Universidade de Michigan, no Twitter.

A disparada de infecções é a maior crise indiana desde que Modi tomou posse, em 2014. O premiê é criticado por não adotar ações mais cedo para conter a disseminação e por deixar milhões de pessoas sem máscaras comparecerem a festivais religiosos e comícios políticos lotados em cinco estados em março e abril.

No início de março, um fórum de conselheiros científicos, criado pelo governo, alertou autoridades indianas sobre uma nova variante mais contagiosa do novo coronavírus se espalhando pelo país, disseram à Reuters cinco cientistas que integram o fórum.

Apesar do alerta, quatro especialistas afirmaram que o governo federal não buscou impor grandes restrições para deter a proliferação do vírus.

* Com informações adicionais de Anuron Kumar Mitra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.