Pedro Castillo alcança 50,1% dos votos no Peru

A apuração dos votos do segundo turno da eleição presidencial peruana – ocorrida no último dia 6 – foi encerrada na noite de terça-feira (15). O candidato socialista Pedro Castillo manteve sua estreita margem sobre a rival conservadora Keiko Fujimori.

A contagem foi encerrada com 44.058 votos a mais para Castillo, que pode enfrentar ainda possíveis contestações jurídicas de Keiko Fujimori. Ela fez acusações de fraude com poucas provas e tentou fazer com que alguns votos fossem anulados.

A ascensão repentina do professor, de 51 anos, estremeceu as elites políticas e empresariais do Peru, e pode ter grande impacto na indústria de mineração do segundo maior produtor de cobre do mundo, já que Castillo planeja aumentos nos impostos ao setor.

“Votos apurados 100%. A vitória pertence ao professor”, disse o partido socialista Peru Livre. Castillo prometeu que não permitirá que rivais quebrem a vontade do povo e tentem reverter as eleições. O país viu apoiadores de ambos os lados tomarem as ruas em manifestações nos últimos dias.

Filho de camponeses, Castillo alcançou 50,125% dos votos, enquanto Keiko, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, hoje preso, teve 49,875%.