Por:

Dezoito mortos são confirmados em desabamento de prédio em Miami

As equipes de salvamento resgataram os corpos de duas crianças nessa quarta-feira (30) nos escombros do prédio que desabou na semana passada perto de Miami, nos Estados Unidos, elevando para 18 o número de mortes confirmadas, informou a representante do condado de Miami-Deade, Daniella Levine Cava.

Em entrevista coletiva, ela confirmou que foram resgatados os corpos de duas crianças de 4 e 10 anos.

A polícia de Miami-Dade identificou posteriormente as crianças como Lucia Guara, de 10 anos, e Emma Guara, de 4 anos. Os restos do pai, Marcus Guara, de 52 anos, foram retirados dos escombros no sábado (26) e identificados na segunda-feira (28).

As meninas e a mãe, Anaely Rodriguez, de 42, foram resgatadas ontem.

As equipes de busca que percorriam os destroços encontraram os restos mortais de seis pessoas nessa quarta-feira, elevando o número de mortos confirmados para 18.

De acordo com as autoridades, há ainda 145 desaparecidos. Foram localizados 139.

Desde o desabamento de parte das Torres Champlain, um edifício com 136 apartamentos situado na localidade de Surfside, na madrugada de quinta-feira passada, as equipes de resgate não pararam as buscas.

Em questão de segundos, por razões ainda não identificadas, 55 apartamentos caíram.

Imagens de vídeo mostram que o centro do condomínio, formado por três torres adjacentes, parece desabar primeiro, com uma secção mais próxima do mar a oscilar e cair segundos depois, provocando uma enorme nuvem de pó.

As autoridades ainda não anunciaram a causa da queda do prédio, e a investigação deverá levar meses, alertaram especialistas.

Relatório feito por uma empresa de engenharia em 2018 indica danos estruturais "significativos" nas Torres Champlain, bem como "fissuras" na cave do edifício, recomendando reparações.

Outro estudo realizado em 2020 indica que as Torres Champlain, construídas em 1981, tinham afundado cerca de dois milímetros por ano entre 1993 e 1999, mas o autor do documento afirmou que isso, só por si, não deveria provocar o desabamento do prédio.

O teto do prédio estava em obras, mas ainda não se sabe se essa intervenção estará relacionada com o acidente.

O município de Miami-Dade determinou a inspeção de todos os edifícios com mais de 40 anos situados na orla marítima, nos próximos 30 dias.

As torres, localizadas a uma dezena de quilômetros de Miami Beach, acolhiam residentes permanentes e sazonais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.