Líbano inaugura novo consulado no Brasil

O governo libanês inaugurou na segunda (5) um consulado honorário em Campinas, no interior de São Paulo. O novo escritório, que será chefiado por Miled El Khoury, faz parte de um projeto de ampliação da representação diplomática do Líbano no Brasil.

Anteriormente, o Líbano contava com a embaixada em Brasília e os consulados gerais em São Paulo e Rio de Janeiro. Nos últimos anos, porém, o país investiu no estabelecimento de outros tantos escritórios. Criou consulados em Belém, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Campo Grande. Há planos de expansão para Santos e Florianópolis.

Não à toa o Brasil chama tanto a atenção do Líbano. O país abriga hoje a maior comunidade libanesa do mundo. Há controvérsias sobre as estimativas, mas o Itamaraty fala, por exemplo, em entre 7 e 10 milhões de libaneses e descendentes no país. Segundo informações do novo consulado, há cerca de 300 mil libaneses e descendentes na região metropolitana de Campinas, que será atendida pelo escritório.

A presença de libaneses em cargos públicos é um dos exemplos mais claros da influência dessa comunidade no Brasil. O ex-presidente Michel Temer, que é filho de libaneses do vilarejo de Btaaboura, participou da cerimônia de inauguração. Também tem essa origem levantina o próprio prefeito de Campinas, Dário Saadi, outro presente no evento.