Acesse o novo portal do Jornal Correio da Manhã
www.correiodamanha.com.br

Cadastre-se para receber por e-mail
nossas edições em primeira mão.
Cadastre-se

Billie Eilish, a novata que engoliu o Grammy

Por Affonso Nunes

O início de carreira meteórico de Billie Eilish foi carimbado na na 62ª edição do Grammy. A cantora e compositora americana, de 18 anos, foi a grande vencedora da maior premiação da música americana – apontada por muitos como o Oscar da música – ao levar para casa seis das 84 estatuetas do desejado gramofone distribuídas no último domingo (26), no Staples Center, em Los Angeles (EUA).

Artista mais jovem a ser indicada às quatro grandes categorias do Grammy, Eilish também é a mais jovem a ganhar todas elas de uma vez. Além disso, a cantora americana é a primeira a levar os quatro prêmios principais em uma mesma edição do Grammy desde 1981, quando Christopher Cross realizou o feito. A cantora britânica Adele já conseguiu a façanha de ganhar os quatro prêmios, mas em anos diferentes.

Elisish desbancou a cantora americana Lizzo, a artista com mais indicações (oito), incluindo as categorias mais importantes como gravação do ano e disco do ano. A novata faturou álbum do ano, melhor álbum de pop vocal, artista revelação, gravação do ano e música do ano, as duas últimas com a canção “Bad guy”. Além disso, foi premiada indiretamente com a escolha de seu irmão, Finneas O’Connor, como o melhor produtor não clássico do ano.

Lizzo, acabou levando apenas três dos oito prêmios aos quais concorria – melhor performance solo de pop, melhor álbum contemporâneo urbano e melhor performance de R&B tradicional. Lil Nas X, outro que chegou com seis indicações à premiação, saiu com dois troféus. Um deles de melhor videoclipe e o outro de melhor performance pop em duo ou grupo.

Além da entrega de prêmios, a festa, apresentada por Alicia Keys, reuniu shows de nomes como Billy Ray Cyrus com Lil Nas X e participação da big band sul-coreana BTS, além de Aerosmith e Jonas Brothers.

Houve ainda a volta de Demi Lovato aos palcos e apresentações de Lizzo, Diplo, Ariana Grande, Rosalía e H.E.R.

Dois artistas brasileiros – João Gilberto e Beth Carvalho – foram lembrados na homenagem que os organizadores do Grammy fazem aos músicos que faleceram no ano anterior. Ao som da eterna “Desafinado” (Tom Jobim), o criador da bossa nova foi quem recebeu destaque maior durante a projeção de imagens dos mortos nem telão. João Gilberto morreu em julho do ano passado, aos 88 anos. Já Beth  Carvalho, a madrinha do samba, morreu meses antes, em abril do ano passado, aos 72 anos, de infecção generalizada.

Magnavita

Mais Artigos

Colunistas

Mais Artigos

Nove anos depois do incêndio na Boate Kiss, o caso foi julgado em Porto Alegre. Apenas quatro pessoas foram responsabilizadas por 242 homicídios e 636 tentativas de homicídio

O plebiscito de 1993, previsto cinco anos antes pela Constituição, mostrou que 86,6% dos eleitores preferiam o sistema republicano e 13,4% a monarquia. Ontem, quando o presidente em exercício...

A Constituição afirma, no seu primeiro artigo, que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente. Por Alexandre Garcia

Correio Expresso

Mais Artigos